Tecnologia Economia

Associação chinesa introduz inteligência artificial na indústria de saneamento

A construção de um sistema inteligente para o saneamento urbano é um passo importante para digitalização da cidade. Visando a criação de um “saneamento digital”, no dia 30 de março, foi fundada a “Associação da Indústria de Saneamento Inteligente”, formada pelas empresas chinesas líderes nas áreas de inteligência artificial, de serviços de saneamento e de produção de equipamentos. A Associação anunciou a primeira plataforma de serviço digital para o saneamento inteligente da China. 

O primeiro presidente da Associação, Chen Haibo, também o fundador da empresa DeepBlue Technology de Shanghai, relatou que a Associação se compromete a digitalizar o sistema sanitário das cidades. Para isso, construirão uma plataforma de serviços de saneamento inteligente, com cooperação entre o governo chinês e as empresas privadas. Com o uso da própria capacidade técnica e de outras vantagens que a plataforma possui, introduzirão inteligência artificial na área de saneamento urbano. 

O saneamento inteligente é a base para construir uma cidade digital. Viabilizar a construção de saneamento inteligente aumentará a produtividade e reduzirá os custos de todos os setores. Shi Boming, diretor do Departamento de Desenvolvimento da Inteligência Artificial da Comissão Municipal de Economia e Tecnologia de Informação de Shanghai (SHEITC, sigla em inglês), afirmou que a transformação digital é um passo importante para que a cidade torne-se mais competente, e que o saneamento inteligente é um componente-base para a digitalização urbana. 

A fundação da Associação da Indústria de Saneamento Inteligente e a criação da plataforma de serviços promoverá a utilização da inteligência artificial em diferentes etapas da cadeia industrial de saneamento e possibilitará o desenvolvimento de cidades inteligentes. Segundo Xiong Gaizhi, secretário-geral do Comitê de Trabalho da Cidade Inteligente da China (CCIT, sigla em inglês), a Associação unirá as empresas de toda a cadeia de produção da indústria de saneamento, o que promoverá e inovará os mecanismos de gestão e de serviço, além da modernização industrial. 

Segundo relatos, a Associação é formada, atualmente, por mais de 70 empresas-membros. Após a votação, a DeepBlue Technology foi eleita como a primeira empresa-presidente. Outras várias empresas ocupam o cargo de direitor adjunto, como a empresa Beijing Environmental Sanitation Engineering, a empresa de engenharia sanitária Ronggong de Fujian, a empresa de serviços sanitários Zhicheng de Shanghai, a empresa de tecnologias de informação Anjie de Shenzhen, entre outras. 

Em seu discurso, Chen Haibo afirmou que a empresa DeepBlue Technology se dedicará para tornar-se em plataforma chinesa que forneça o melhor serviço de saneamento inteligente. E que a Associação reunirá tanto o governo quanto as empresas privadas para a invenção de mais tecnologias, a fim de oferecer soluções para as necessidades do país e do povo. Além disso, promoverá a modernização da indústria de saneamento inteligente. 

Durante a conferência da Associação, a DeepBlue Technology lançou a primeira plataforma de serviço digital para o saneamento inteligente da China. A plataforma utilizará as tecnologias de software e hardware de inteligência artificial, explorará novos cenários para a aplicação de saneamento inteligente, além de estudar sobre novos modelos de negócio, melhorando a imagem geral da indústria de saneamento e também aumentando a sua lucratividade. 

Nos últimos anos, a DeepBlue Technology dedicou os seus trabalhos na área de saneamento inteligente. Dois anos atrás, desenvolveu veículos de saneamento e robôs de limpeza autônomos. Hoje, já cria a plataforma baseada em tecnologia e dispositivos capazes de transformar as indústrias tradicionais de saneamento. 

No ano passado, vários produtos de inteligência artificial foram introduzidos no mercado, como a máquina varredor de rua inteligente da DeepBlue Technology. O sistema big data inteligente capaz de realizar análises também foi introduzido pelo governo na cidade Shenzhen. E os resultados mostram que esse sistema trouxe boa experiência para as empresas de saneamento e também para os órgãos governamentais. 

 

 

Fonte: Diário do Povo