A receita total da empresa de vídeos curtos Kwai aumentou significativamente de 39,1 bilhões de yuans em 2019 para 58,8 bilhões de yuans (US$ 10,65 bilhões) em 2020, um crescimento anual de 50,2%, principalmente devido ao forte crescimento dos serviços de marketing online e outros serviços (incluindo o comércio eletrônico). A maior proporção da receita foi representada pelo negócio de live streaming (transmissão ao vivo), constando mais de 50% da receita. Os dados foram divulgados em 23 de março.
Com o rápido crescimento contínuo dos serviços de marketing online, a receita oriunda desse negócio aumentou 194,6% anualmente, representando 7,4 bilhões em 2019 para 21,9 bilhões (US$ 3,97 bilhões) em 2020. A receita dos serviços de marketing online como porcentagem da receita total aumentou de 19% em 2019 para 37,2% em 2020. Além disso, a receita comercial do live streaming representou 56,5% da receita total da Kwai e os 6,3% restantes foram de outros serviços. Como resultado da mudança no mix de receitas, a margem bruta da Kwai melhorou de 36,1% em 2019 para 40,5% em 2020.
A Kwai registrou um prejuízo ajustado de 7,9 milhões de yuans (US$ 1,43 milhões) em 2020. Entretanto, a enorme perda da Kwai não foi oriunda dos negócios, mas principalmente da mudança no valor justo das ações preferenciais resgatáveis conversíveis de 106,8 bilhões de yuans e 19,9 bilhões de yuans negativos em 2020 e 2019, respectivamente, ou seja, o prejuízo foi devido principalmente ao aumento na valorização da empresa.
Em 2020, a receita de live streaming de Kwai aumentou 5,6%, passando de 31,4 bilhões de yuans em 2019 para 33,2 bilhões de yuans (US$ 6,01 bilhões) em 2020. A média mensal de assinantes pagos da plataforma de streaming da Kwai foi de 57,6 milhões de yuans (US$ 10,43 milhões), aumento de 17,8% comparado com 2019.
Custo anual das vendas em 35 bilhões de yuans e despesas em P&D de 6,5 bilhões de yuans
O custo de vendas da Kwai aumentou em 39,8% de 25 bilhões de yuans em 2019 para 35 bilhões de yuans (US$ 6,34 bilhões) em 2020. A Kwai disse que o aumento foi principalmente devido ao aumento de usuários como resultado da expansão da base de usuários e do crescimento dos negócios da empresa.
As despesas de vendas e marketing da Kwai aumentaram em 169,8% de 9,9 bilhões de yuans em 2019 para 26,6 bilhões de yuans (US$ 4,82 bilhões) em 2020, e sua porcentagem na receita total aumentou de 25,2% para 45,3%. Kwai disse que o aumento se devia principalmente a um aumento das atividades de marketing, branding (gestão de marcas) e publicidade da Kwai.
As despesas em P&D (pesquisa e desenvolvimento) da Kwai aumentaram em 122,4% de 2,9 bilhões de yuans em 2019 para 6,5 bilhões de yuans (US$ 1,18 bilhões) em 2020. A Kwai declarou que o aumento foi devido a expansão de talentos nas áreas de Inteligência Artificial, Big Data e outras tecnologias avançadas.
Fonte: 21st Century Business Herald