Tecnologia Economia

Empresa chinesa planeja o lançamento de veículo voador para final de 2021

O CEO da Xiaopeng Motors (Xpeng), He Xiaopeng, afirmou no dia 20 de março, que até o final de 2021, já poderá usar o veículo voador desenvolvido pela empresa. Nos próximos anos, é possível que as áreas de ultra-baixa (até 100m acima da superfície) e de baixa (de 100 a 1000m acima da superfície) altitude sejam liberadas para o uso civil. 

Segundo o CEO, a Xpeng está trabalhando em produto que atribui função de vôo para automóveis. Esse tipo de veículo voador tem o mesmo tamanho de um carro normal, e é capaz de decolar e pousar verticalmente na vaga de estacionamento comum. Até o momento, já foram feitos aproximadamente 10 mil testes. 

Xiaopeng revelou que até o final de 2021, permitirão que o público em geral participe dos testes de condução e de viagem do veículo voador. Além disso, disse que nos próximos 4 anos, a empresa lançará várias novas invenções que vão além da imaginação das pessoas. 

Em novembro de 2020, a Xiaopeng Huitian, uma empresa aeroespacial de alta tecnologia financiada e controlada por He Xiaopeng e pela Xpeng, estreou na Exposição Internacional de Automóveis de Pequim e apresentou o primeiro veículo voador capaz de viajar na altitude ultra-baixa. O preço do veículo se equiparava ao de um carro de luxo. 

(Ilustração do veículo voador exibido na Exposição Internacional de Automóveis de Pequim. Fonte: IT Home)

He Xiaopeng disse que essa nova linha de pesquisa dos automóveis “não é somente uma ideia no papel, ela já voou milhares de ‘chi’ (unidade de comprimento da China, equivale à 0,33 metros)”. A Xiaopeng Huitian está desenvolvendo a segunda geração de veículo voador para altitude ultra-baixa, que terá dois ou mais assentos por automóvel, e a previsão é que a pesquisa seja concluída ainda em 2021. O CEO relatou que o planejamento para a terceira geração já está sendo feito. 

 

 

Fonte: IT Home