Economia

Os cinco principais aplicativos de live streaming da China que você precisa conhecer

Estima-se que mais de 520 milhões de pessoas já assistiram a transmissões ao vivo geradas por usuários na China em 2020 – um aumento massivo de 69% em relação aos números de 2016. Cerca de 73% dos atuais não usuários de plataformas de transmissão ao vivo na China indicaram grande interesse em explorar o live streaming no futuro próximo.

Em 2019, a receita total da indústria de e-commerce de live streaming atingiu 433,8 bilhões de yuans (cerca de R$ 351,3 bilhões) e espera-se que aumento para 916 bilhões de yuans (cerca de R$ 742 bilhões) até 2020. O que diferencia a transmissão ao vivo de outros métodos de marketing é a entrega direta, altamente direcionada e eficiente de conteúdo em tempo real.

Live streaming é sem dúvida o melhor meio para as marcas se comunicarem com o público chinês. A primeira etapa é selecionar a plataforma correta que fornece os recursos, conteúdo e marca adequados que envolvam o público-alvo desejado de forma eficaz.

A 86insider copilou a lista dos cinco principais aplicativos de transmissão ao vivo de entretenimento e e-commerce para explorar esta indústria lucrativa e em expansão.

 

# 1 Douyin

Este posto de aplicativo nº 1 não deve ser surpresa para muitos e com razão, pertence a Douyin (ou para o precursor chinês não iniciado do TikTok).    Estamos analisando mais de 400 milhões de usuários ativos diários acumulados neste aplicativo de transmissão ao vivo lançado por Bytedance, com sede em Pequim, desde setembro de 2016.

Douyin é um líder claro no desenvolvimento de aplicativos de transmissão ao vivo com funções avançadas como pesquisa em vídeo, onde os usuários podem pesquisar o rosto de alguém para encontrar mais vídeos dessas pessoas. Por outro lado, os usuários também podem pesquisar produtos ou roupas inseridos no vídeo e fazer compras diretamente. Comparado ao seu homólogo ocidental TikTok, Douyin atrai não apenas o público adolescente com o habitual conteúdo de dança excitante e chamativo, mas também tem uma base de usuários mais antiga, pois inclui microvlogs, conteúdo de estilo de vida, conselhos de negócios e vídeos da polícia local.

Prós:

– 24% dos usuários em cidades de primeiro nível com alto poder de compra.

– Estratégia clara para fazer o serviço de “recomendados” ter mais curtidas.

– Público jovem urbano de classe média alta.

Contras:

– Distribuição de conteúdo baseada em algoritmo, também conhecida como muito caro para alcançar eficácia.

– Taxas mais baixas de engajamento de vídeo devido à natureza das relações sociais dos usuários.

 

# 2 KuaiShou

KuaiShou, que significa literalmente “mão rápida”, também é conhecido como ‘Kwai’, foi lançado em 2011 como ‘GIF KuaiShou’. Ele mudou seu nome e função para o que conhecemos hoje, em 2014. Em maio de 2019, KuaiShou ultrapassou 400 milhões de usuários ativos mensais, 200 milhões de Usuários Ativos Diários (DAUs) e tem mais de 1,3 bilhão de peças de conteúdo original em sua plataforma. Uma característica central e definidora do KuaiShou é que ele é um aplicativo para as massas.

Prós:

– O algoritmo do Kuaishou distribui o tráfego entre mais vídeos, tendo a maioria de suas recomendações de vídeo com muito menos curtidas.

– Maior acessibilidade e inclusão para as pessoas comuns (93% da população chinesa está em cidades de segundo e terceiro níveis).

– Os usuários vivem em comunidades menores = maior taxa de engajamento de vídeo.

Contras:

– Estereótipo de que KuaiShou é para pessoas de baixa classe social.

– O público tem poder aquisitivo relativamente menor. Não para marcas de luxo.

 

# 3 Douyu Livestream

DouYu, que se traduz literalmente como “Fighting Fish”, é um aplicativo da DouYu TV e foi lançado pela primeira vez em 2014. DouYu, a maior plataforma de streaming de jogos na China, é apoiada pela Tencent e pela Phoenix Media. O que diferencia Douyu de outros aplicativos de transmissão ao vivo, incluindo seu rival direto HuYa, é que ele é essencialmente um aplicativo de transmissão ao vivo de jogos com direitos exclusivos de transmissão para 29 grandes torneios na China. Os usuários podem transmitir jogos como DOTA2, League of Legend e Honor of Kings para seu público. Com 160 milhões de usuários ativos mensais, DouYu conseguiu ultrapassar o Twitch de usuários ativos mensais da Amazon de 140 milhões.

Prós:

– Destino principal para streaming de jogos ao vivo com muitos livestreamers de primeira linha.

– Público-alvo de nicho

– Ótimo para e-sports e indústria de videogames.

Fonte: Dragon Social

Contras:

– Precisa entender a psique dos “gamers” para atraí-los.

– Os livestreamers podem definir suas próprias preferências de publicidade para seus canais, ou seja, às vezes o dinheiro não pode comprar os melhores pontos de anúncio.

 

# 4 Taobao Live

Taobao Live é o canal de comércio eletrônico de transmissão ao vivo dedicado do Alibaba Group. De acordo com os últimos dados do Taobao Live, o volume bruto de mercadorias gerado pela plataforma cresceu 150% ao ano por três anos consecutivos. No final de 2019, os consumidores gastavam um total de mais de 350.000 horas por dia combinadas assistindo a programas na plataforma. Enquanto isso, as contas de transmissão ao vivo recém-registradas quase dobraram em relação ao ano anterior.

Prós:

– Um enorme apetite de consumo do usuário, variando de FMCGs a foguetes (sim, um serviço de lançamento de foguetes foi vendido por US$ 5,6 milhões no Taobao Live).

– Capaz de explorar Big Data em potencial com a grande base de usuários do Taobao, alcançando um público-alvo maior.

Contras:

– Esteja preparado para pagar uma boa quantia para alugar uma transmissão ao vivo popular para marcar seus produtos para os espectadores.

– Útil apenas para e-commerce.

 

# 5 Inke

O Inke foi lançado em maio de 2015 com o slogan de que qualquer pessoa pode transmitir ao vivo. Atualmente tem mais de 25,5 milhões de usuários ativos mensais. Inke é conhecido por ser favorável à família e positivo, tendo uma postura clara contra conteúdo violento ou impróprio. Em 2016, Inke foi escolhido por professores para transmitirem aulas ao vivo durante o “Airpocalypse” em Pequim, um período em que foi necessário ter aulas em casa.

Prós:

– Positivo, vibrante, familiar.

– Adequado para conteúdo saudável (educacional) direcionado ao mercado de massa.

Contras:

– Grupo de público diluído, incapaz de atingir nichos de mercado.

– Atrasado em inovação em comparação com outros aplicativos.