Destaques da Semana

China conclui instalação de plataforma de petróleo e gás oceânico

Plataforma de petróleo e gás oceânico
Fonte da imagem: CNOOC/Xinhua

A plataforma de petróleo e gás oceânico com um peso total de cerca de 30.000 toneladas, projetada e construída de maneira independente pela China, foi instalada e colocada em operação no campo petrolífero de Xijiang, na bacia do rio das Pérolas. Isso marca um importante avanço na capacidade de construção independente de equipamentos de petróleo e gás oceânicos da China.

A plataforma de exploração de petróleo e gás, integra perfuração, produção e hospedagem e vivência dos funcionários. A plataforma é composta por duas partes: a parte marítima e a parte do jaque subaquático. Ela fica erguida no mar com uma profundidade de 98 metros e uma altura total de cerca de 198 metros, equivalente à altura de um prédio de 70 andares. A quantidade de aço usada excede o dobro do peso total da estrutura de aço empregada na construção da Torre de Cantão.

Deng Linqing, vice-diretor geral do projeto Lu Huixi da CNOOC Shenzhen informou que a plataforma aplica várias tecnologias digitais, permitindo a realização da inteligência em vários cenários, como produção de petróleo bruto, manutenção de equipamentos e gestão de segurança. Em comparação com projetos tradicionais, adiciona-se um multifuncional inteligente e um sistema de controle central, formando uma estrutura de “dois cérebros”, que pode realizar a gestão da saúde de instrumentos inteligentes e equipamentos mecânicos, reduzindo a intervenção humana e tornando as operações remotas mais inteligentes e confiáveis.

O campo petrolífero de Xijiang fica a 150 km a 175 km a sudeste de Shenzhen, e sua produção acumulada de petróleo bruto excede 100 milhões de metros cúbicos nos últimos 30 anos. Após a entrada em operação oficial da plataforma Xijiang 30-2B, irá impulsionar a produção anual do campo para mais de 3 milhões de toneladas, injetando nova força no fornecimento de energia para a região da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau. Com uma profundidade média de cerca de 100 metros. Após anos de desenvolvimento, a produção petrolífera do campo é como “pescar petróleo na água”.

Capacidade de construção e instalação de plataformas de petróleo e gás oceânicas da China alcança o nível avançado mundialmente

Nos últimos anos, a capacidade de construção e instalação de plataformas de petróleo e gás oceânicas da China tem continuado a obter avanços, atingindo um nível geral avançado mundialmente.

A instalação flutuante é atualmente a melhor solução internacional para a instalação de plataformas oceânicas na classe de mais de 10.000 toneladas, com vantagens significativas, como grande capacidade de instalação, curto ciclo de construção e baixo risco técnico. O núcleo da tecnologia é utilizar a força natural das marés e as tecnologias de construção, como a carga e descarga de navios, para transportar os módulos da plataforma para a ranhura do jaque por meio de balsas flutuantes durante a maré alta e, em seguida, colocá-los precisamente na posição pré-determinada do jaque durante a maré baixa, como um levantador de peso. Após a transferência da carga, os navios são retirados para concluir a instalação.

Zhang Dawei, gerente de projeto da plataforma Xijiang 30-2B da CNOOC Engenharia informou que a equipe do projeto aplicou ferramentas digitais para modelagem 3D e análise computacional, projetou precisamente a solução técnica de instalação flutuante, desenvolveu independentemente software de cálculo de cadeia de suspensão de múltiplos cilindros flutuantes, otimizou repetidamente a disposição da amarração e, durante a operação de instalação flutuante, controlou os navios por meio da interação de múltiplos rebocadores para alcançar a colocação precisa da unidade superior de uma só vez.

Até agora, foram concluídas 42 instalações de suportes flutuantes para grandes plataformas oceânicas na China, com uma capacidade flutuante máxima que suporta 32.000 toneladas e um peso total dos suportes flutuantes passa de 575.000 toneladas, mais que o peso total da estrutura de aço do Estádio Nacional em Pequim “Ninho de Pássaro”. A China se tornou o país com mais tipos e quantidades de instalações flutuantes do mundo, formando um sistema completo de tecnologia de instalação flutuante de tecnologia e design próprio.

Fonte: politics.gmw.cn