Economia

Gigante chinesa de petróleo CNOOC anuncia descoberta de campo petrolífero no mar do sul da China

Campo petrolífero China
Fonte da imagem: Pu Xiaoxu/ Xinhua

A gigante chinesa de petróleo CNOOC anunciou a descoberta do campo petrolífero no mar do sul da China. O campo petrolífero de Kaipingnan está localizado nas águas orientais do Mar do Sul da China, com uma profundidade média de cerca de 500 metros.

As principais camadas de petróleo são do período geológico do Paleoceno, incluindo os grupos de Zhuhai, Enping e Wenchang, com petróleo leve. O poço de descoberta KP18-1-1d encontrou uma camada de petróleo e gás de 100,6 metros, com uma profundidade total de perfuração de 3.462 metros.

Após testes, descobriu-se que o poço produz em média cerca de 7.680 barris de petróleo por dia e cerca de 0,52 milhão de pés cúbicos de gás natural. Com a exploração contínua, foi confirmada uma reserva geológica de 102 milhões de toneladas de petróleo equivalente no campo de Kaipingnan.

“O campo petrolífero de Kaipingnan é o primeiro campo petrolífero que está na casa de mais de 100 milhões de toneladas de reserva em águas profundas da China. A descoberta bem-sucedida deste campo demonstra plenamente as amplas perspectivas da exploração em águas profundas do mar do sul da China, consolidando ainda mais a base de recursos para o desenvolvimento de alta qualidade da empresa,” diz o comunicado.

O CEO e presidente da empresa, Zhou Xinhuai, declarou que “Nos últimos anos, as descobertas de petróleo e gás nas águas orientais do Mar do Sul da China pela CNOOC têm alcançado novos recordes, criando um novo polo de crescimento para a produção contínua de petróleo e gás no mar. A empresa continuará a intensificar os esforços de exploração e desenvolvimento de petróleo e gás no Mar do Sul da China, melhorando continuamente a capacidade de fornecimento de energia.”

Fonte: cnoocltd.com
Imagem principal: Pu Xiaoxu/ Xinhua