Economia

China vê tendência positiva para o comércio exterior em 2024

Comércio exterior 2024
Fonte da imagem: Guo Xulei/ Xinhua

Embora a situação do comércio exterior ainda seja desafiadora este ano na China, tem havido tendências positivas desde o início do ano de 2024. De acordo com estatísticas aduaneiras, nos primeiros dois meses, o valor total do comércio de mercadorias do país atingiu RMB 6,61 trilhões, um aumento de 8,7% em relação ao ano anterior. As exportações totalizaram RMB 3,75 trilhões, um aumento de 10,3%, enquanto as importações foram de RMB 2,86 trilhões, um aumento de 6,7%.

Recentemente, o Ministro do Comércio, Wang Wentao, afirmou durante a coletiva de imprensa econômica da Segunda Sessão da 14ª Assembleia Popular Nacional que, de forma geral, o desenvolvimento do comércio exterior está se fortalecendo com base nas indústrias, recursos e capacidades de inovação, e produtos de exportação estão subindo na cadeia de valor. Além disso, a China está ativamente aberta e as oportunidades de mercado de importação estão se expandindo, com grande potencial tanto nas exportações quanto nas importações, mostrando uma resiliência significativa no comércio exterior.

Em relação às políticas de estabilização do comércio exterior, Wang Wentao mencionou que, a longo prazo, de acordo com as diretrizes da Conferência Econômica Central e do Relatório de Trabalho do Governo, o foco principal é promover o desenvolvimento de alta qualidade do comércio exterior e concentrar esforços em quatro áreas: expansão do comércio de bens intermediários, promoção das exportações do comércio eletrônico transfronteiriço, melhoria da digitalização do comércio e avanço do desenvolvimento verde do comércio.

No final do ano passado, a Conferência Econômica Central destacou a necessidade de acelerar o cultivo de novas energias no comércio exterior, consolidar a base do comércio exterior e do investimento estrangeiro, expandir o comércio de bens intermediários, serviços, comércio digital e exportações de comércio eletrônico transfronteiriço.

O professor Zhou Nianli, da Academia de Abertura ao Exterior da Universidade de Economia e Comércio Internacional da China (Pequim) e da Academia da Organização Mundial do Comércio da China, disse que as várias formas de comércio que estão sendo enfatizadas para expansão estão em linha com as tendências gerais de mudança no comércio internacional.

De acordo com a Administração Geral das Alfândegas, os bens intermediários incluem matérias-primas, produtos semiacabados, componentes, entre outros. Em 2023, o valor total de importação e exportação de bens intermediários da China foi de RMB 25,53 trilhões, representando 61,1% do valor total de importação e exportação. Destes, a exportação de bens intermediários foi de RMB 11,24 trilhões, representando 47,3% do valor total de exportação da China; e a importação de bens intermediários foi de RMB 14,29 trilhões, representando 79,4% do valor total de importação da China.

Wang Lingjun afirmou que, graças ao sistema industrial completo e à forte capacidade de oferta, a China exporta uma grande quantidade de bens intermediários, atendendo às necessidades de desenvolvimento industrial de diferentes regiões do mundo. Em termos de mercados específicos, a China exporta peças de automóveis para o Japão e o México, baterias de lítio para os Estados Unidos e Alemanha, e módulos de display de tela plana para o Vietnã e a Indonésia, todos registrando crescimento de dois dígitos. Ao mesmo tempo, a China exportou mais de RMB 1 trilhão em bens intermediários têxteis e plásticos, impulsionando o desenvolvimento industrial em regiões como a ASEAN e a África.

Para promover as exportações de comércio eletrônico transfronteiriço, Wang Wentao afirmou que a China irá aprimorar as políticas de desembaraço aduaneiro, tributação, câmbio, entre outras, e acelerar a construção de uma cadeia de suprimentos e ecossistema adequados ao desenvolvimento do comércio eletrônico transfronteiriço.

De acordo com as estatísticas preliminares das alfândegas, o comércio eletrônico transfronteiriço teve um crescimento rápido em 2023, com um total de RMB 2,38 trilhões em importações e exportações de comércio eletrônico transfronteiriço na China durante o ano, um aumento de 15,6%. Destes, as exportações foram de RMB 1,83 trilhão, um aumento de 19,6%; e as importações foram de RMB 548,3 bilhões, um aumento de 3,9%. O número de consumidores envolvidos nas importações através do comércio eletrônico transfronteiriço está aumentando ano a ano, atingindo 163 milhões em 2023.

Fonte: stcn.com
Imagem principal: Guo Xulei/ Xinhua