Tecnologia

Foguete Long March-8 da China chega ao local de lançamento para Missão Queqiao-2

Foguete Long March-8
Fonte da imagem: Tu Haichao/Xinhua

O foguete Long March-8 Y3 da China chegou ao Centro de Lançamento de Espaçonaves de Wenchang, na província de Hainan, sul da China, em preparação para o lançamento do satélite de retransmissão Queqiao-2, conforme anunciado pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) na quinta-feira.

O Queqiao-2, satélite de retransmissão, foi transportado para o local de lançamento no início deste mês e está programado para ser lançado na primeira metade deste ano, informou a CNSA. Este satélite possibilitará a comunicação entre o rover lunar da China e a estação terrestre, oferecendo suporte de retransmissão para as missões Chang’e-6, Chang’e-7 e Chang’e-8.

Trata-se de uma versão aprimorada do satélite Queqiao, responsável pela retransmissão na missão Chang’e-4. Com o término da vida útil projetada do primeiro Queqiao, o Queqiao-2 assumirá esse papel, fornecendo serviços de comunicação de retransmissão para as sondas Chang’e-4 e Yutu-2 no lado distante da lua.

Alimentado por propelente líquido verde e ecologicamente correto, o foguete Longa Marcha-8 é a nova geração de foguetes de médio porte da China, projetado principalmente para enviar espaçonaves de 3 a 5 toneladas para a órbita síncrona do sol, destacou a CNSA.

Os próximos passos incluem a montagem e testes do foguete no local de lançamento, onde as instalações estão em boas condições e o trabalho de preparação segue conforme planejado.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Diário do Povo
Imagem principal: Tu Haichao/Xinhua