O ano novo já começou na maior parte do mundo, mas para alguns povos do Oriente, como os muçulmanos, que têm o Ramadã e os Judeus o Luach, em hebraico, o calendário segue como parâmetro a Lua e possuem uma contagem de tempo diferente.
Para os chineses, que também possuem a Lua como parâmetro em seu calendário, o novo ciclo será iniciado no próximo dia 22 e irá até dia 9 de fevereiro de 2024.
De acordo com o zodíaco chinês, que é composto por animais em um ciclo que se repete a cada doze anos, o coelho será o animal para 2023, sob influência do elemento água.
O que marca o Ano-Novo na China é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno, registrando 12 ciclos completos da Lua.
Com isso, a data do Ano-Novo não é fixa e não acontece sempre depois de um ciclo fixo de dias, como no caso do calendário Gregoriano utilizado pela maioria dos países, incluindo o Brasil, que se repete a cada 365 dias.
Quais as diferenças entre o calendário Lunar e o Gregoriano?
O calendário Gregoriano, também chamado de calendário cristão ou ocidental, é regido pelo movimento da Terra ao redor do Sol. No total são 365 dias, tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do sol, dividido em 12 meses.
Dessa forma, cada ano tem um total de 52 ou 53 semanas, quatro meses possuem 30 dias, enquanto outros sete possuem 31. Exceto o mês de fevereiro que possui 28 dias, eventualmente possuindo 29, em anos bissextos.
O ano lunar tem cerca de 354 dias, que é o tempo para que a Lua atravessa 12 ciclos completos. São 12 meses lunares de 29 ou 30 dias.
E, ao contrário do calendário Gregoriano, o Lunar é sincronizado com as estações do ano (verão, inverno, outono e primavera), com isso, assim como o Solar, de tempos em tempos, os calendários Lunares precisam de um ajuste, com a adição do mês bissexto.
Qual a relação dos anos lunares com os animais?
A relação com os animais vem do budismo e, segundo a mitologia, Buda teria convocado uma reunião com os animais após decidir como seria o calendário, porém, só 12 apareceram para o encontro.
Com isso, esses 12 foram homenageados de acordo com sua ordem de chegada. São eles: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco (ou Javali).
Para o ano de 2023, o coelho é o animal indicado que simboliza paciência e sorte. Para a cultura chinesa, o coelho é um símbolo de paz, prosperidade e de longevidade, então espera-se que 2023 seja um ano de esperança e progresso.
Outra característica estabelecida para os anos, são os elementos: água, metal, terra, fogo e madeira. São 60 combinações de animais com elementos diversos, dessa forma, há um ciclo zodíaco de 60 anos que marca o calendário chinês.
Como é comemorado o Ano-Novo chinês?
Devido às restrições do Covid-19, as grandes comemorações ainda não estão sendo incentivadas pelo governo chinês que pediu aos cidadãos que não viajem para evitar transmitir o Coronavírus.
Porém, as preparações para as festividades já estão sendo organizadas, já que as festas geralmente começam uma semana antes da data.
Os pratos tradicionais da culinária chinesa no Ano Novo Lunar, como Dumplings, Rolinho primavera e Noodles, são símbolos que representam sorte e melhoras.
Segundo a tradição, o intuito é que haja uma grande reunião familiar no dia da virada de ano. As ruas são enfeitadas com lanternas, faixas e nas casas são colados nas portas papéis vermelhos e pinturas, com símbolos de paz, prosperidade e saúde.
As comemorações duram em média 7 dias e se encerra geralmente no 15º dia do mês lunar quando ocorre o famoso Festival das Lanternas. Neste dia, membros das famílias dão suas bênçãos uns aos outros, visitam parentes e amigos.
A data é comemorada mundialmente e possui grande apelo tradicional. Aqui no Brasil, a festividade ocorre em São Paulo, no bairro da liberdade, considerada um pedaço da Ásia no Brasil.
Por conta da pandemia, as celebrações na Liberdade ocorreram online, mas para este ano, a comissão organizadora já confirmou o evento para os dias 4 e 5 de fevereiro de 2023.
Quer saber mais sobre o Ano-Novo Chinês: Leia também: Especial Ano Novo Chinês: Veja como a data é celebrada