Destaques da Semana Cultura

China celebra Ano Novo em primeiro ano sem restrições à covid-19

Ano novo China

Após três anos sem comemorações abertas e públicas, os chineses poderão desfrutar a celebração do Ano Novo Chinês sem restrições. O Ano Novo na China, que desta vez tem como símbolo o Coelho no horóscopo chinês, é oficialmente em 22 de janeiro, dia que dá início também aos sete dias de feriado nacional.

As celebrações terminam no dia 7 de fevereiro, no tradicional Festival das Lanternas.

A China mudou o foco de sua resposta à COVID-19, do controle de infecções para a prevenção e tratamento de casos graves, após o gerenciamento do COVID-19 ser rebaixado da Classe A para a Classe B, em 8 de janeiro.

Desde então, as regras de restrição foram flexibilizadas, permitindo a circulação livre dos cidadãos e viagens dentro do país e para o exterior. Além disso, não haverá mais quarentena obrigatória para pessoas que viajam para a China.

Nesta quarta-feira (19), o presidente da China, Xi Jinping, enviou mensagem para a população desejando boas festas.

Segundo a TV chinesa CGTN, ele enviou mensagem para trabalhadores do setor de saúde, idosos em uma casa de bem-estar, trabalhadores em um campo petrolífero periférico, viajantes e funcionários em uma estação ferroviária de alta velocidade, vendedores e clientes em um mercado atacadista e pessoas em uma aldeia de minoria étnica.

Em vídeo, o presidente chinês falou sobre “luz da esperança”. “Agora entramos em uma nova fase de resposta ao COVID-19. Desafios difíceis permanecem, mas a luz da esperança está bem diante de nós. Perseverança significa vitória”, disse Xi aos profissionais de saúde e pacientes hospitalizados do Primeiro Hospital Afiliado de Harbin Medical Universidade na província de Heilongjiang, no nordeste da China.

A flexibilização das regras veio em um momento bastante oportuno. O período do Ano Novo é o mais importante para os chineses, que é quando tradicionalmente fazem reuniões familiares. É nesse período do ano que acontece algo conhecido como a maior migração humana do mundo, que refere ao fato de os chineses os chineses viajarem para reencontrar seus familiares.

Celebrações pelo país

Muitas cidades estão planejando atividades festivas e culturais. Na capital Pequim, por exemplo, serão organizadas atividades de apresentação do patrimônio cultural imaterial, apresentações artísticas e exposições, feiras em templos, feiras de lanternas, exposições de flores e exibições gratuitas de filmes.

Saiba mais sobre como é celebrado Ano Novo Chinês: Especial Ano Novo Chinês: Veja como a data é celebrada Especial Ano Novo Chinês: Conheça as comidas típicas