Os gastos totais com pensão dos residentes urbanos da China devem chegar a uma média de 836.400 yuans (US$ 119.887), de acordo com o Relatório de Demanda de Serviços de Assistência a Idosos Urbanos da China de 2022 informou pelo Securitizes Daily na segunda-feira (26).
A expectativa de vida dos habitantes urbanos chineses é de 82,1 anos, sendo que os residentes entre 30 e 49 anos deverão precisar de 1 milhão de yuans para a pensão e os residentes acima de 60 anos deverão precisar de 615.000 yuans para a pensão, diz o relatório.
A visão dos residentes urbanos sobre como viver suas vidas após a aposentadoria apresenta cinco novas características:
A primeira é que eles são mais proativos na prevenção de doenças e na gestão da saúde do que na busca da cura após adoecerem.
A segunda é que eles são mais diversificados na gestão da riqueza. Mais de 80% dos residentes urbanos tendem a depender de si mesmos e não de seus filhos para obter apoio financeiro.
Eles não respondem apenas à aposentadoria, mas têm vários produtos financeiros, incluindo seguros e fundos.
A terceira é que os idosos gostariam de contribuir mais, em vez de serem um fardo para a família, eles gostariam de ser um ajudante da família.
A quarta é que eles preferem o afeto à distância, com mais de 50% dos cidadãos idosos urbanos que não querem viver mais perto de seus filhos.
A quinta é que eles prestam mais atenção ao cultivo de interesses e hobbies para se integrarem à sociedade.
Os cidadãos urbanos idosos não querem apenas sentar-se à espera de cuidados, mas sair para assistir a aulas de seus interesses, atividades filantrópicas e ter um trabalho leve.
Mais da metade dos cidadãos idosos gostaria de escolher instituições de enfermagem quando envelhecem e mais de 80% deles gostariam de passar o final de sua vida no centro da cidade em vez de nos subúrbios, de acordo com o relatório.
Os residentes urbanos estão dispostos a pagar uma média de 3.161,27 yuans a mais por mês para os idosos, a fim de garantir o desfrute de serviços de alta qualidade para idosos urbanos, disse o relatório.
Fonte: Securities Daily