Economia

Telescópio Fast da China descobre duas rajadas rápidas de rádio

telescópio fast da China

Observações feitas usando o Telescópio FAST – Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST, na sigla em inglês) da China, o radiotelescópio mais sensível do mundo, descobriram a polarização circular de duas rajadas de rádio ativas (FRBs, em inglês) de uma fonte ativa de repetição periódica. A equipe relatou a pesquisa no Science Bulletin na segunda-feira (26).

Telescópio Fast da China

O FRB é superintenso, com ondas de rádio de milissegundos de duração emitidas por fontes não identificadas do cosmos.

Os cientistas têm tentado determinar a origem e o mecanismo do misterioso fenômeno astrofísico desde que o primeiro FRB Lorimer Burst foi detectado em 2007.

Até agora, mais de 600 FRBs foram detectados, a maioria dos quais foi detectada apenas uma vez, e menos de 5% estão se repetindo, entre eles menos de 10% são relativamente ativos.

Através da análise dos dados de observação do Telescópio FAST, uma equipe dos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências (NAOC, em inglês) , liderada por Li Di, disse ter detectado polarização circular em menos de 5% das explosões de dois FRBs que se repetem (FRB20121102A e FRB20190520B), e o maior grau de polarização circular foi de 64%.

Fontes comuns de luz, incluindo o Sol e luzes incandescentes, produzem luz não polarizada, enquanto a polarização linear foi detectada em quase todos os FRBs que se repetem.

A polarização circular é relativamente rara, apenas FRB20201124A foi relatada antes dessas duas fontes de repetição.

A fina descrição das características da radiação polarizada ajudará a compreender o mecanismo de radiação dos FRBs e, espera-se, revelará sua origem.

Fonte: SCIENCE NET