Tecnologia

Primeiro carro voador desmontável do mundo é lançado na China

carro voador desmontável

Uma equipe liderada por Xiang Changle, membro da Academia Chinesa de Engenharia, e incluindo membros do Instituto de Tecnologia de Pequim, revelou recentemente um protótipo de engenharia de dois assentos de um carro voador tripulado, o primeiro produto do mundo com um design dividido, de acordo com informações divulgadas no sábado (19) pela universidade.

carro voador desmontável
O carro voador consiste em três módulos separados: um veículo autônomo vertical de decolagem e aterrissagem, um cockpit de controle inteligente e um chassi de piloto automático, capaz de alternar entre os modos de condução e voo.

É um sistema de transporte tridimensional que pode transportar passageiros e cargas.

O veículo autônomo vertical de decolagem e pouso tem um peso máximo de 650 kg e uma carga útil líquida de 280 kg. O cockpit tem um design ultraleve, pesando apenas 80 kg. A carga máxima do chassi do piloto automático é superior a 500 kg e a velocidade máxima pode chegar a 80 km por hora.

Carro voador chinês
Em comparação com a estrutura monobloco do carro voador, os 3 módulos do projeto dividido têm maior flexibilidade.

Após o motorista dirigir sob o veículo de decolagem e pouso vertical, o chassi levanta o cockpit para fazer uma doca fixa. O chassi então se afasta do cockpit e o veículo vertical de decolagem e pouso leva o cockpit para o céu.

Este projeto é diferente de tudo o que está sendo explorado atualmente por eVTOL (veículos tripulados elétricos verticais de decolagem e pouso), e o mais próximo de seu conceito é provavelmente XPeng Aeroht, uma subsidiária da XPeng Motors.

carro voador desmontável
No modo de condução, ele rivaliza com qualquer carro convencional em termos de funcionalidade e medidas, disse a empresa.

Em termos de voo, o carro voador usa o volante e o câmbio direito como controles para avançar e recuar, virar, subir, pairar e descer.

O protótipo do carro voador iniciará operações de demonstração na zona piloto nacional da Internet de Veículos e na área piloto de aviação civil da Área Nova de Liangjiang, no sudoeste da China, em Chongqing.

Fonte: SCIENCENET