A 14ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China foi inaugurada nesta terça-feira (8) em Zhuhai. Segundo a mídia local, neste ano será exibida uma coleção de novos produtos, como o motor turbofan AEF1300 de grande porte, série de motores “Taixing”, motor CJ2000, entre outros.
A Aviation Industry Corporation of China (AVIC), apresentou 200 projetos de equipamentos e tecnologia de aviação autodesenvolvidos de forma panorâmica e sistemática através de exposição estática no pavilhão, estática ao ar livre, de voo etc. O número de exposições aumentou em 34% em comparação com a edição anterior, das quais 55 exposições foram exibidas pela primeira vez.
O motor AEF1300 será apresentado pela primeira vez na seção de inovação do salão 2. Esse é um motor com grande impulso, baixo consumo de combustível, grande relação de combustível, motor turbofan de rotor duplo desenvolvido independentemente pela Aero Engine Corporation of China (AECC), e é um produto típico do desenvolvimento de inovação tecnológica em tecnologia de potência aeronáutica da China.
Na área de exposição do mercado, o motor turbofan CJ2000 de grande porte, equipado com um avião de passageiros de corredor duplo de longo alcance de fuselagem larga, não só apresenta baixo ruído, alta confiabilidade, longa vida útil e baixos custos de manutenção em comparação com produtos similares em serviço, mas também tem as vantagens de baixo consumo de combustível e baixas emissões, o que está mais de acordo com a tendência de economia e desenvolvimento verde.
Os motores AES100, AEP100 e AEF100 são exibidos pela primeira vez na forma de uma família. O motor líder AES100 é um motor turboeixo civil avançado da classe 1000 kW desenvolvido pela AECC com inovação independente, competitividade internacional e direitos de propriedade intelectual totalmente independentes, dos quais deriva o desenvolvimento de um motor turboélice AEP100 e o motor turbofan AEF100 derivado dele atingiu o nível avançado internacional em termos de desempenho abrangente, e o motor de combustão de veículos megawatt derivado dele pode se adaptar às necessidades de veículos e regiões especiais, com amplas perspectivas de mercado.
O pavilhão da indústria da aviação, com uma área de exposição de quase 7.000 metros quadrados, é a maior área de exposição do pavilhão da feira. Entre eles, no sub-pavilhão de combate aéreo, em torno das exigências estratégicas da Força Aérea “integração, ataque e defesa aérea”, para servir a construção de equipamentos da Força Aérea e o aumento da capacidade como linha principal, com os caças das séries J20, J10, J16 e J11 e outros principais modelos de combate como representantes, para mostrar as principais realizações da construção de equipamentos da Força Aérea moderna.
No sub-pavilhão de Ataque Oposto, em torno das necessidades de combate futuro, são exibidos os J-10A, J-16, Boom 6K, Strike 11, reta 9WE, reta 10ME, reta 19E helicópteros e vários tipos de armas aerotransportadas e outros armamentos aéreos para missões de ataque opostas.
No sub-pavilhão de ataque marítimo e defesa, simulando um cenário típico de missão marítima, são exibidos o caça naval J15, o helicóptero de guarda naval reto 18F, o helicóptero de serviço naval antissubmarino reto 18F, o helicóptero de serviço naval reto 9S, a polícia aérea 500H, o Boom 6J, o tipo de reconhecimento antissubmarino Yilong 2, o Zongo 500CJ e outras aeronaves de apoio e segurança.
No sub-pavilhão Air Delivery, a exibição dos helicópteros Yun-20, Harbin Z-20, Ling Zhi-8, Z-8L e de carga pesada, assim como as aeronaves Yun-9 e Yun-9E penduradas acima da cabine, demonstram o aprimoramento da entrega estratégica e da capacidade de segurança abrangente das tropas.
No sub-pavilhão Apoio e Segurança, uma variedade de aeronaves de apoio e segurança, incluindo o KJ-200, o KJ-500, o ZDK03 e a aeronave de reconhecimento técnico Yun-8, foram exibidos por sua vez, demonstrando a melhoria geral das capacidades de supressão tática de nossos militares e a formação de uma forte força de apoio e segurança sob tecnologia da informação e ambientes complexos de campo de batalha.
No sub-pavilhão de inspeção e cooperação, a indústria da aviação, como equipe nacional e principal força, concentrou-se nos últimos avanços e capacidades no campo do desenvolvimento do sistema UAV, com três grandes séries de UAV militares e comerciais, tais como o Wing Long, a Cloud Shadow e o Xuan Ge, todos aparecendo juntos.
Como destaque do show aéreo, a nova configuração completa AG600M (modelo de combate a incêndios) desenvolvida independentemente pela AVIC mostrará pela primeira vez ao público sua função de 12 toneladas de queda de água, e se encontrará com o Y-20 e o C919 no céu. Além disso, Z-20, Z-10, Z-8L e outros equipamentos de aviação ativa do Exército de Libertação Popular da China (PLA, sigla em inglês) participam pela primeira vez do Airshow. E o Wing Loong-1E UAV também realizará um show aéreo.
Fonte: The Paper