Empreendedorismo Tecnologia

99 faz parceria com BYD para implementar carros elétricos em frota dos motoristas de aplicativo

Nesta terça-feira (12), o aplicativo brasileiro de transporte 99 assinou um acordo de parceria com a chinesa BYD para começar a testar um carro elétrico da empresa para seus motoristas de aplicativo. O veículo elétrico BYD D1, desenvolvido pela BYD e pela chinesa DiDi Chuxing, começará a ser testado esta semana em São Paulo, com o objetivo de acelerar a implementação de veículos elétricos na frota do 99.

99

A 99 foi fundada em 2012, e é uma startup com foco em viagens urbanas. A empresa é a maior concorrente da Uber no Brasil. Ela foi adquirida pela DiDi em 4 de janeiro de 2018, intensificando ainda mais a competição da DiDi com a Uber globalmente, especialmente na América Latina.

Antes de ser adquirida pela DiDi Chuxing, a empresa chinesa investiu US$ 100 milhões na 99 em janeiro de 2017, obtendo assim patrimônio e os direitos operacionais desta última.

Com mais de 750 mil motoristas ativos mensais e mais de 20 milhões de usuários no Brasil, a 99 se comprometeu a registrar 10 mil veículos elétricos em sua plataforma até 2025.

BYD

A montadora chinesa BYD é uma das maiores fabricantes mundiais de veículos elétricos e híbridos plug-in, possui recursos 100% independentes de P&D, design e produção de baterias.
Recentemente, os últimos dados de varejo de janeiro a junho de 2022, divulgados pela Associação de Transporte de Passageiros da China, mostram que na primeira metade deste ano, BYD, SAIC-GM-Wuling e Tesla China ficaram entre os três primeiros em vendas.

Entre eles, a BYD vendeu um total de 644.777 unidades, triplicando em relação ao ano anterior, com uma participação de mercado de 28,2%.

 

Fonte: IT Home, Forbes, Sina