Nos últimos anos, a força científica e tecnológica da China aumentou rapidamente, com melhorias significativas no ambiente de inovação. As informações são do relatório de mapas de empresas chinesas de ciência e tecnologia, divulgado pela Qixinbao, uma subsidiária da Hehe Information.
A partir de uma base de 1,45 milhão de empresas de tecnologia em toda a China, a Qixinbao apresenta a força geral de inovação científica e tecnológica das províncias e cidades da China na forma de dados intuitivos.
O relatório mostra que a distribuição geográfica das empresas de base tecnológica da China é desigual. Atualmente, as empresas de tecnologia da China estão distribuídas principalmente nas regiões costeiras e centrais, e há relativamente poucas empresas de tecnologia no sudoeste e noroeste.
Em termos de quantidade, as dez principais províncias da China com distribuição de empresas tecnológicas são Guangdong, Jiangsu, Zhejiang, Pequim, Xangai, Shandong, Sichuan, Fujian, Anhui e Henan.
Províncias e cidades em áreas costeiras são muitas vezes capazes de atrair mais fundos e talentos devido ao seu rápido desenvolvimento econômico e forte orientação política, e a melhoria das capacidades de financiamento, por sua vez, alimenta as empresas a melhorar sua própria força científica e tecnológica.
O relatório de Qixinbao mostra que, de 2012 a 2021, as cinco principais cidades da China em termos de prazos de financiamento para empresas de tecnologia são Pequim, Xangai, Shenzhen, Hangzhou e Guangzhou.
Nos últimos anos, a construção da comunidade de inovação científica e tecnológica no Delta do Rio Yangtzé tem progredido sem obstáculos. Portanto, a aglomeração urbana do delta pode ser considerada um solo fértil para cultivo de empresas chinesas de tecnologia, além de ser uma área preferencial para empresas de tecnologia de alto crescimento.
De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China, o desenvolvimento impulsionado pela inovação da China alcançou novos resultados em 2021. O investimento em P&D de toda a sociedade chegou a 2,786 trilhões de yuans, aumento anual de 14,2%, e a China subiu para 12º no ranking global de capacidade de inovação.
Fonte: 21st Century Business Herald