Em 2021, um total de 24 cidades da China (excluindo Hong Kong, Macau e Taiwan) ultrapassaram a marca de 1 trilhão de yuans do PIB, sendo chamados de “clube dos trilhões”.
Essas cidades são grupos urbanos bem abastados na China, tanto em termos de agregados econômicos quanto em termos de população. Fora da China, não há outro país no mundo com um número tão grande de grupos urbanos centrais, com ampla gama de latitudes e localizações.
Em 2021, o produto interno bruto (PIB) da China aumentou em 8,1% em um ano, com a escala econômica atingindo 114,4 trilhões de yuans, sendo a segunda maior economia do mundo.
Essas 24 cidades podem ser divididas em diversas categorias. Xangai (4,32 trilhões de yuans), Pequim (4,03 trilhões de yuans), Shenzhen (3,07 trilhões de yuans) e Guangzhou (2,82 trilhões de yuans) são os líderes de todas as cidades chinesas em termos de agregado econômico e qualidade.
Chongqing e Suzhou estão em um avanço crescente, com 2,79 trilhões de yuans e 2,27 trilhões de yuans de PIB, respectivamente. As duas cidades, mesmo com rápido crescimento, ainda não estão no nível das cidades de primeira linha como Guangzhou.
Em termos de desenvolvimento industrial, Chongqing é realmente notável, com a maior produção de laptops do mundo por 7 anos consecutivos até 2021. Nos últimos anos, a cidade produziu entre ¼ a ⅓ de todos os laptops do mundo em todos os anos.
Em 2021, o PIB de Tianjin foi de 1,57 trilhão de yuans, ficando atrás das quatro capitais provinciais do sul, Chengdu, Hangzhou, Wuhan e Nanjing. Tianjin tem uma base industrial tradicional e atraiu um grande número de gigantes globais, como a Motorola, para investir na década de 1990.
Além disso, Tianjin fica perto da costa e sua vantagem de localização equipara-se com Chongqing, que fica no interior e localizada na borda da Bacia de Sichuan.
Entre as províncias do sul, as principais províncias econômicas, como Jiangsu, Anhui, Fujian, Zhejiang, Sichuan e Hubei, as capitais provinciais, entraram para o clube de trilhões. No norte, apenas as capitais provinciais de Shandong, Henan e Shaanxi entraram no clube.
Shandong e Henan têm enormes bases populacionais, sendo a segunda e terceira províncias mais populosas da China. As capitais provinciais de Shandong e Henan, Jinan e Zhengzhou naturalmente acumulam capital e população da província, com seus PIBs atingindo 1,14 trilhão e 1,27 trilhão, respectivamente.
A população de Shaanxi é de apenas 39 milhões, menos da metade de Shandong e Henan, mas o PIB de Xi’an, sua capital provincial, é semelhante ao de Jinan e Zhengzhou, com 1,07 trilhão. Por que Xi’an é tão incrível?
A principal razão é que Xi’an não depende inteiramente das vantagens políticas da capital provincial para reunir recursos, mas se beneficia em grande parte da sua base industrial. Na década de 50, durante o “Primeiro Plano Quinquenal”, Xi’an tinha 17 projetos, tornando-se a cidade com maior número de projetos da China.
Fonte: The Paper