Tecnologia Economia

Obra complexa de ferrovia é concluída na China após 14 anos em construção

Na manhã desta segunda-feira, 28 de março, a obra do Túnel Shanyang da Ferrovia Dali-Ruili foi concluída com sucesso, após 14 anos de trabalho de construção.

Até agora, todos os 21 túneis da seção Dali Baoshan da Ferrovia Dali-Ruili foram concluídos, terminando a base para abertura e operação antecipada da seção Dali-Baoshan.

Fonte: Diário do Povo

O Túnel Shanyang está localizado no condado de Yongping, prefeitura autônoma de Dali Bai, província de Yunnan. As obras foram iniciadas em 2008, ele fica na zona de falha do rio Lancang, passando por 6 grandes zonas de falha nas montanhas de Hengduan.

O túnel fica a 1 km do topo da montanha e sob a ação do alto estresse do solo, o túnel pode suportar uma pressão de 2 mil toneladas por m² em seu ponto mais alto. A formação rochosa ao redor do túnel é fraca de quebrada, e é amolecida pela água e dispersa quando sopra vento, é como “cavar um buraco no tofu”.

Fonte: Diário do Povo

Afetada pela geologia severa e terreno complexo, a construção do túnel só pode ser feita com modo de escavação de broca única e ventilação do túnel de ambas as extremidades da entrada e saída. A circulação de ar do túnel é ruim, com teor de oxigênio inferior a 6,1% e umidade próxima de 100%.

Ambiente de alta temperatura, alta umidade e hipóxia (pouco oxigênio) testam a vontade e capacidade física dos construtores o tempo todo, tendo que trocar de turno a cada 2 horas.

Fonte: Diário do Povo

A Ferrovia Dali-Ruili tem uma extensão total de 330 quilômetros e uma relação ponte-túnel de 76,5%, é um dos projetos importantes para melhorar o traçado da rede rodoviária e promover o desenvolvimento ocidental do planejamento chinês de ferrovia de médio e longo prazo.

 

Fonte: Diário do Povo