Tecnologia

Usina Nuclear de Qinshan completa 30 anos de geração de energia nuclear sem registro de acidentes

A Usina Nuclear de Qinshan, localizada em Haiyan, na província de Zhejiang, tem gerado energia nuclear sem nenhum acidente por 30 anos, ao mesmo tempo mantendo o desempenho operacional de 9 unidades, sendo referência mundial em geração de energia.

Trinta anos atrás, em 15 de dezembro, a primeira usina nuclear projetada e construída pela China, com uma unidade de 300.000 kW, a Usina Nuclear de Qinshan, foi colocada em operação, iniciando a história da energia nuclear na China.

Esse feito fez com que a China se tornasse o sétimo país do mundo a projetar e construir usinas nucleares por conta própria.

A Usina Nuclear de Qinshan é atualmente a usina da China com o maior número de unidades de energia nuclear, os tipos de reatores mais abundantes e a maior capacidade instalada.

A capacidade total instalada de nove unidades operacionais é de 6,6 milhões de quilowatts, com uma geração de energia anual de 52 bilhões de quilowatts-hora.

Em 15 de dezembro de 2021, a Usina Nuclear de Qinshan acumulou mais de 690 bilhões de kWh de geração de energia, o que equivale à redução das emissões de gás carbônico em 653 milhões de toneladas.

 

Fonte: The Paper