Uma equipe internacional de pesquisa, liderada pelo pesquisador Feng Huiyang do Centro de Pesquisa Científica de Alta Pressão de Pequim, sintetizou uma nova forma de diamante, o paracristalino, sob condições de alta temperatura e pressão. Os resultados foram publicados na revista acadêmica Nature recentemente.
Esta nova forma de estrutura preenche o elo que faltava na escala de arranjo atômico entre a estrutura amorfa e a estrutura cristalina. O resultado é como uma pedra de Roseta científica, fornecendo uma chave para um entendimento profundo da estrutura complexa dos materiais amorfos.
O pesquisador Feng Huiyang e sua equipe usaram a mais recente tecnologia de altíssima pressão, sob condições de 30 GPa de pressão e 1500-1600 K de temperatura, o fulereno (C60) comprimido polimeriza e se transforma em um carbono ligado a sp3 desordenado de alta densidade.
A microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução mostra que há aglomerados semelhantes a cristais de alta densidade, e uniformemente distribuídos na amostra, e sua configuração atômica é próxima de diamantes cúbicos e hexagonais com alta distorção de rede.
Fonte: IT Home