Destaques da Semana Cultura

6 curiosidades sobre o Natal na China

Natal na China

Embora a China não seja um país cristão, muitos chineses, especialmente nas grandes cidades, seguem as festividades de Natal.

A data mais celebrada do mundo foi incorporada na China não pelo viés religioso cristão, mas através da decoração com a figura do Papai Noel, luzes coloridas, e diversos enfeites natalinos.

Aqui listamos algumas curiosidades e tradições da China para o Natal. Confira:

1 – As festividades não são religiosas

O cristianismo não é a principal religião dos chineses, estima-se que de 3% a 5% deles seguem a crença.

Por conta disso, o Natal é comemorado com frequência nas grandes cidades, por chineses cristãos, estrangeiros que vivem no país e turistas.

2 – Não é feriado

No geral, por não ser um evento local ou religioso para eles, o Natal não é um feriado na China. Então muitos chineses trabalham e estudam normalmente no dia 24 e 25 de dezembro.

3 – Comemorações e decorações

Nas ruas e lojas é possível ver árvores com enfeites natalinos e luzes coloridas. O Papai Noel é figura presente nas decorações.

Natal na ChinaA data acabou ganhando fama por ser uma época secular de compras e festas, que é aproveitado pelos estabelecimentos para fazer promoções que atraem os consumidores.

Poucas pessoas no país seguem a tradição ocidental de ter árvore de natal em casa. Normalmente elas são de plástico e decoradas com enfeites de papel, como correntes, flores e lanternas.

Ao contrário dos países ocidentais, os chineses celebram o dia de Natal como se fosse o Dia dos Namorados.

Invés de passar um tempo com a família, eles costumam sair com seus amigos e parceiros para bares, restaurantes ou cinema e trocar com pequenos presentes.

4 – Maçãs na véspera de Natal

Uma tradição que vem ganhando força é a de dar ou presentear com maçãs na véspera de Natal, por isso, é possível encontrar diversas lojas já vendendo a fruta embrulhadas em papéis coloridos.

O costume começou porque, em mandarim, véspera de Natal (“Ping’an Ye” que significa noite tranquila ou noite silenciosa) e maçã (“Pingguo”) tem sons similares.

Outros termos que em madarim são diferentes são: Papai Noel que é chamado de Shengdan Laoren, ou velho Homem de Natal, e a saudação Feliz Natal que se diz Sheng Dan Kuai Le.

5 – O Papai Noel toca Saxofone

A imagem do bom velhinho na China está quase sempre tocando saxofone. É bastante comum ver enfeites e bonecos do Papai Noel tocando o instrumento atrelado a uma música romântica ou de felicitações.

6 – Enfeites para o mundo todo

A cidade de Yiwu, na província de Zhejiang, fabrica e exporta 60% das decorações de Natal do mundo inteiro.

O lugar se tornou a principal fonte de decorações natalinas, pois é famosa por suas produções em atacado e com preços acessíveis ao grande mercado.

Em 2012, estima-se que havia mais de 750 empresas especializadas em produtos para a data.

Quer saber mais sobre as festividades da China? Leia também: Especial Ano Novo Chinês: Veja como a data é celebrada