Nos últimos 30 anos, o desenvolvimento da Internet em setores como serviços cotidianos, indústria de telecomunicações, software, fabricação de dispositivos eletrônicos e segurança cibernética formou uma indústria de Internet em um sentido amplo, com um número crescente de empresas e valor de produção a cada ano.
O “Relatório Estatístico sobre o Desenvolvimento da Internet na China” mostra que, até dezembro de 2023, o número de internautas na China atingiu 1,092 bilhão de pessoas, com 326 milhões de internautas nas áreas rurais, e a taxa de penetração da Internet na China chegou a 77,5%.
As vendas no varejo online totalizaram RMB 15,42 trilhões, mantendo a primeira posição global por 11 anos consecutivos; o número de usuários de reservas de viagens online e de transporte por aplicativos atingiu 509 milhões e 528 milhões, respectivamente. O número de usuários de serviços governamentais online chegou a 973 milhões. O valor das exportações anuais do comércio eletrônico transfronteiriço alcançou RMB 1,83 trilhão.
Até o final de abril, mais de 38 mil empresas no setor de software e serviços de tecnologia da informação superaram o tamanho médio, com uma receita acumulada de software de RMB 12,3 trilhões, enquanto o setor de Internet e serviços relacionados completou uma receita de RMB 1,7 trilhão, com um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior.
Uma enorme base de usuários individuais e empresariais, com uma variedade complexa de conteúdos de negócios, forneceram um ambiente ativo para o desenvolvimento da economia digital. Empresas de plataforma como Alibaba, Baidu, Tencent, ByteDance e Didi tornaram-se líderes do setor, com escala e velocidade de desenvolvimento em níveis globais. A Internet industrial “nuvem + rede + terminal” utiliza dados para resolver problemas práticos nos processos de produção e desenvolvimento industrial, promovendo a reestruturação e transformação das cadeias de produção e valor.
A escala da digitalização da indústria, que inclui setores como fabricação de eletrônicos, telecomunicações e serviços de tecnologia da informação, já atingiu RMB 8,35 trilhões em 2021, representando 18,3% da economia digital e 7,3% do PIB. A digitalização da indústria já alcançou uma escala de RMB 31,7 trilhões em 2020, representando 80,9% da economia digital.
Tecnologias como gêmeos digitais, inteligência artificial, VR/AR etc, que têm a arquitetura da Internet como base, foram integradas aos processos de produção da indústria, permitindo a inteligência nos processos de produção ou serviço. Os serviços digitais, que atendem tanto indivíduos quanto indústrias, interconectando três redes e centros de dados, fornecem suporte fundamental para a economia digital e a atualização da indústria, beneficiando todas as partes envolvidas e promovendo o crescimento.
Cultivando Fatores de Recursos
A revolução da produtividade provocada pela Internet resulta na melhoria da capacidade e eficiência de produção. Uma das suas manifestações mais importantes é que os dados se tornaram um novo fator de produção, tão importante quanto fatores tradicionais como a terra, capacitando a transformação e atualização digital de toda a sociedade e, finalmente, aumentando a força econômica do país. O “Relatório Nacional de Pesquisa de Recursos de Dados” mostra que, em 2023, a produção total de dados no país atingiu 32,85 ZB (zettabytes), equivalente ao total de recursos digitais de mais de 10 milhões de bibliotecas nacionais da China, fornecendo recursos abundantes para a exploração do valor dos dados.
Ao longo de 30 anos, o processamento e a utilização da crescente quantidade de dados massivos não apenas promoveram o desenvolvimento de infraestruturas de rede, como 5G e Internet das Coisas, mas também impulsionaram o progresso tecnológico em indústrias centrais da economia digital, como computação integrada, armazenamento e capacidade de transporte, além da inteligência artificial.
Em 2023, havia 155 mil empresas na China com patentes de invenção relacionadas à economia digital, com o número de patentes efetivas na área de inteligência artificial atingindo 378 mil, apresentando um crescimento anual superior a 40%, que é 1,4 vezes a média global. O mercado de software industrial alcançou um tamanho de aproximadamente RMB 241,4 bilhões, com a taxa de automatização das principais operações das empresas atingindo 62,2%, e a participação de mercado de software industrial para pesquisa e design representando 10%.
Esses desenvolvimentos são atribuídos ao acúmulo de dados e ao avanço das tecnologias de rede, como a evolução da infraestrutura da Internet de Web 1.0 para Web 2.0 e depois para Web 3.0, a tecnologia de comunicação móvel de 3G para 5G, e a transição de dispositivos móveis de smartphones para dispositivos vestíveis. A nova estrutura tecnológica composta por big data, computação em nuvem, redes neurais, redes de distribuição de conteúdo (CDN), inteligência artificial, computação avançada e metaverso está gerando valor, conforme enfatizado pela nova qualidade da produtividade — onde a inovação desempenha um papel central, fazendo com que as atividades econômicas apresentem crescimento em forma de efeito exponencial e multiplicador, além de mostrar efeitos significativos de transbordamento e interconexão. Por exemplo, os modelos de linguagem que possibilitam o desenvolvimento revolucionário da inteligência artificial obtêm grandes volumes de textos da Internet de cobertura ampla e, ao se combinarem com tecnologias digitais como aprendizado profundo, permitem que o aprendizado de máquina se adapte à forma de expressão humana, tornando a IA acessível ao público e amplamente aplicada, impulsionando o desenvolvimento de indústrias futuras como interfaces cérebro-máquina, inteligência semelhante à humana e tecnologias genéticas.
Os dados e uma nova força de trabalho
No processo de rápida interação e atualização da Internet, novas profissões estão surgindo continuamente. Profissionais como engenheiros de desenvolvimento de chips, arquitetos de negócios, engenheiros de software e especialistas em big data estão crescendo. Indústrias intensivas em conhecimento, como pesquisa de algoritmos e design de desenvolvimento, estão se tornando novas indústrias intensivas em mão de obra, fornecendo trabalhadores que dominam novas tecnologias e possuem novas habilidades para o desenvolvimento de uma nova qualidade de produtividade.
Há ainda os talentos em gestão e negociação de dados. Com a aceleração da tendência de produção e mercantilização dos dados, ativar o potencial dos dados por meio de transações de mercado e elevar o nível de gestão e utilização dos dados tornou-se uma necessidade. Até julho de 2022, haviam 39 bolsas de negociação de dados em todo o país, que desempenham um papel importante em áreas como padrões de dados, testes de cenários de dados e conexão de recursos, pesquisa de fatores de dados, construção de ecossistemas de dados e cooperação em recursos de computação.
Essas instituições também estão explorando e formando um grupo de talentos multifuncionais com conhecimentos de múltiplas indústrias e áreas. À medida que os dados se tornam um fator de produção chave, a fusão e o desenvolvimento inovador entre setores tornarão as fronteiras da indústria mais nebulosas, expandindo o escopo dos dados como objeto de trabalho e oferecendo mais opções de emprego para os trabalhadores, otimizando assim a alocação da força de trabalho e promovendo o aumento da produtividade total dos fatores.
A Internet oferece aos trabalhadores uma maneira mais conveniente de adquirir novos conhecimentos e habilidades para realizar a transição de carreira. Novos modelos de negócios e novas indústrias trazidos pelo desenvolvimento da Internet também estão se tornando novos pontos de crescimento para o empreendedorismo e emprego, como testadores de veículos inteligentes conectados, influenciadores digitais e operadores de sistemas de inteligência artificial generativa.
Fonte: yicai.com