Tecnologia

É preciso acelerar o desenvolvimento da pesquisa 6G, diz ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China

Pesquisa 6G

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação irá impulsionar a integração de tecnologias como 5G, big data, computação em nuvem, inteligência artificial, acelerando o desenvolvimento da pesquisa do 6G e redes ópticas de 10 Gb.

Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação no impulsionamento do desenvolvimento das comunicações, o porta-voz e engenheiro-chefe do ministério, Zhao Zhiguo, informou que no primeiro trimestre, a receita dos serviços de telecomunicações atingiu RMB 443,7 bilhões, um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior, mantendo um crescimento estável, estabelecendo uma boa base para o trabalho ao longo do ano. Ele destacou quatro aspectos específicos:

1. Continuar avançando e atuando como construtores de infraestrutura

Até o final de março, o número total de estações base 5G construídas em todo o país atingiu 3,647 milhões, com uma taxa de penetração de usuários 5G superior a 60%, e o número de portas de serviço de rede de gigabit atingiu 24,56 milhões, com a primeira rota de rede troncal interprovincial de 400G do mundo sendo oficialmente utilizada. Atualmente, a velocidade de transmissão mais rápida do mundo é de 400G, a abertura de rotas de 400G para uso comercial melhora o suporte à interconexão eficiente de elementos de computação e dados entre diferentes entidades, tipos e regiões.

2. Acelerar a inovação e liderar a indústria tecnológica

Avanços rápidos em tecnologias-chave, conclusão da verificação comercial leve de cobertura total de 5G em faixas de alta, média e baixa frequência, melhoria contínua dos indicadores de desempenho do protótipo de computação quântica, e avanços na verificação de correção quântica. A força da indústria também está aumentando constantemente. No primeiro trimestre, o volume de venda de smartphones 5G na China atingiu 56,43 milhões de unidades, representando 83,7% do volume total de venda de smartphones no mesmo período, refletindo uma grande demanda por smartphones 5G de alta qualidade ou inteligentes.

3. Aprofundar a capacidade de aplicação

No campo de aplicação industrial, a aplicação 5G já foi integrada em 74 das 97 grandes categorias econômicas nacionais, sendo amplamente promovida em setores-chave como indústria, mineração, energia elétrica, saúde, entre outros. O número de projetos “5G + Internet Industrial” ultrapassou 10.000, e a capacidade de aplicação está se expandindo rapidamente para os elos de controle central.

Anteriormente, estava principalmente nos elos periféricos, mas agora está gradualmente se expandindo para os elos de controle central. No campo de aplicação pessoal, a inteligência artificial generativa está sendo amplamente promovida em aplicativos como chatbots, pesquisa inteligente, geração de texto, etc. No primeiro trimestre, o tráfego da internet móvel aumentou 14,3% em relação ao ano anterior.

4. Fortalecer a inclusão

Os serviços de telecomunicações de uso geral estão avançando de forma constante, e até o final do ano passado, a taxa de penetração da internet nas áreas rurais da China atingiu 66%, com a redução contínua da disparidade entre áreas urbanas e rurais. Os serviços de produtos adaptados para idosos estão se tornando mais acessíveis, e novos cenários, como atendimento ao cliente por vídeo 5G e códigos de verificação por gestos, continuam a surgir e estão sendo gradualmente implementados. Além disso, no primeiro trimestre, foram interceptadas um bilhão de chamadas e mensagens de texto fraudulentas.

Ao falar sobre os próximos passos prioritários, Zhao Zhiguo afirmou que o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação se concentrará na tarefa principal de desenvolvimento de alta qualidade, consolidando ainda mais a vantagem competitiva e a posição de liderança da indústria de comunicações.

Segundo Zhao Zhiguo, é necessário consolidar as bases, acelerar a implementação de políticas relacionadas à atualização em larga escala de equipamentos. Focar na inovação é fundamental, impulsionar a integração de várias tecnologias, como 5G, big data, computação em nuvem, inteligência artificial, e acelerar a evolução do 5G. Ele afirmou que ainda que é necessário fortalecer aplicações de big data e inteligência artificial, aprimorar a supervisão, e garantir a segurança de redes e dados da indústria

Fonte: thepaper.cn
Imagem principal: Anucha/ Adobe Stock