Empreendedorismo

12 mil estudantes universitários entregam comida através do aplicativo Ele.me

Recentemente, o aplicativo chinês de entrega de alimentos Ele.me e a XinhuaNet divulgaram um relatório de pesquisa sobre os “Blue Motoboys” da geração Z (a geração nascida após 2000). No ano passado, o número de estudantes da geração Z recém-registrados na plataforma Ele.me quase dobrou em relação ao ano anterior.

Desde a pandemia, 12 mil jovens estudantes universitários começaram a trabalhar por meio período em entrega de comida no Ele.me, para se tornarem financeiramente independentes de seus pais. Segundo dados do Ele.me, eles podem ganhar um extra de 3.000 yuans (R$ 2.207) por mês, em média. Entre eles, a cidade mais popular é Chengdu, seguida por Changsha e Xangai.

Além dos horários flexíveis e dos salários relativamente altos, a entrega de alimentos em meio período também foi usada como forma de aliviar a pressão durante a preparação para exames. Eles também tentam ensinar aos outros pilotos um pouco de inglês básico durante os intervalos, para ajudá-los a melhorar a comunicação com clientes estrangeiros. Além disso, alguns estudantes universitários acham que a entrega de alimentos em período parcial serve como experiência social, por serem expostos à sociedade com antecedência.

O relatório também mostra que aqueles da geração Z geralmente mostram respeito aos “trabalhos de entrega de comida”, e têm um maior grau de reconhecimento e preferência por essa profissão. Eles estão mais convencidos de que esse trabalho pode ajudá-los a aprender e crescer, além de ter mais flexibilidade para trabalhar.

Os jovens preferem empregos com mais liberdade e flexibilidade, esperando poder ter controle sobre seu tempo. Ao serem perguntados “Por que você escolheu ser motorista de entrega de comida?”, mais de 70% escolheram “horários flexíveis de trabalho” e metade alegou que “eles gostam da sensação de passear pela cidade”.

Leia mais: Salário de entregadores de aplicativo de delivery de comida Meituan chega a R$ 3 mil

Fonte: Techweb

Fonte: hexun.com