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Zhi Hu, maior plataforma de perguntas e respostas da China, apresenta IPO na Bolsa de Valores de Nova Iorque

Na noite de 5 de março, a Zhihu, uma comunidade de perguntas e respostas (Q&A) online apresentou oficialmente um pedido de IPO à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos e planeja se listar na Bolsa de Valores de Nova Iorque sob o código “ZH”.

De acordo com o prospecto, a receita total da Zhihu em 2020 foi de 1,35 bilhão de yuans (US$ 210 milhão), um aumento de 101,7% em relação ao ano anterior; o lucro bruto do ano foi de 758 milhões de yuans (US$ 116,50 milhões), um aumento de 142,7% em relação ao ano anterior; a empresa teve um prejuízo líquido de 518 milhões de yuans (US$ 79,61 milhões) em 2020, comparado com um prejuízo líquido de 1 bilhão de yuans (US$ 150 milhões) em 2019, ela diminuiu 48,2% do prejuízo em relação ao ano anterior.

Em termos de composição da receita, a publicidade online, assinatura de membros, soluções de conteúdo comercial e outros serviços (incluindo educação online e comércio eletrônico) são as principais fontes de receita da Zhihu. Entre eles, a publicidade ainda é a fonte mais importante da receita, nos últimos anos a empresa tem explorado novos modelos de comercialização e diminuiu a proporção da publicidade na receita.

Em 2020, a receita de publicidade online da Zhihu foi de US$ 843 milhões, um aumento de 46% em relação ao ano anterior, a proporção na receita total diminuiu de 86,1% em 2019 para 62,4% da em 2020. A receita da assinatura dos membros é de US$320 milhões, 264% a mais do que no ano anterior, contribuindo com 23,7% da receita total em 2020, contra 13,1% em 2019.

O conteúdo em Zhihu consiste principalmente de UGC (UserUser Generated Content, ou seja, os usuários contribuem para o desenvolvimento de conteúdo do site) e PUGC (Professional User Generated Content, ou seja, profissionais de diferentes áreas produzindo conteúdos). Os conteúdos da plataforma incluem perguntas e respostas, artigos, vídeos, streaming ao vivo, ideias e comunidade.

De acordo com a pesquisa da CIC (China Industrial Controls Systems Cyber Emergency Response Team), a Zhihu é a maior comunidade online no estilo Q&A da China e uma das cinco principais comunidades de conteúdo online integradas na China em termos de média de usuários e receita mensal em 2020.

O prospecto mostra que, em 31 de dezembro de 2020, Zhihu tinha um total de 43,1 milhões de criadores de conteúdo e contribuiu com 353 milhões unidades de conteúdo, incluindo 315 milhões de Q&A. No quarto trimestre de 2020, Zhihu tinha uma média de 75,7 milhões de usuários ativos mensais, 33% acima do quarto trimestre de 2019.

Este ano, Zhihu está comemorando seu 10º aniversário. Na Conferência Jovens do Novo Conhecimento, no início deste ano, a Zhihu anunciou que atualizou seu slogan de marca de “Se você tem perguntas, vá até Zhihu” porque “Se tem perguntas, há respostas” (tradução livre).

Zhou Yuan, fundador da Zhihu, disse na ocasião do novo slogan que enfatiza o aspecto “pessoas” da comunidade, representando o desejo de Zhihu de que as pessoas compartilhem melhor seus conhecimentos, experiências e ideias, a encontrarem suas respostas.

Do ponto de vista de Zhou, a Zhihu é definida como uma comunidade porque tem o encanto da reconstrução mútua, vitalidade da harmonia mútua e de um poder de autocrescimento.

 

 

Fonte: 21st Century Business Herald