Economia

Xangai se torna o destino preferido de investidores

O relatório da agência de serviços imobiliários e investimentos mostra que, com o aumento da intenção de investimento de investidores estrangeiros, o investimento imobiliário comercial anual da China deve superar US$ 47 bilhões pela primeira vez em 2022.

As intenções de investimento dos investidores nacionais e estrangeiros tornaram-se mais fortes do que na pesquisa anterior. O interesse entre os compradores estrangeiros é especialmente alto, com Xangai e Pequim classificados entre os cinco principais destinos de investimento internacional na região da Ásia-Pacífico.

Em termos de destinos de investimento, Xangai continua a ser a primeira escolha dos investidores, com cerca de 40% do volume total do país. Pequim também provou ser um destino preferido pelos investidores devido a sua escassa oferta de ativos em áreas centrais.

O ano passado teve grande importância para os investidores quando a China lançou os fundos de investimento imobiliário, o que impulsionou a liquidez e a transparência no mercado.

Por categoria, o investimento em escritórios levou a maior parte do mercado imobiliário comercial, respondendo por 37% do volume total de transações. As transações logísticas cresceram significativamente para 38 bilhões de yuans em 2020, de 16,9 bilhões de yuans em 2019, e saltaram para 59,1 bilhões de yuans em 2021. As transações de carteira em larga escala impulsionaram os investimentos de varejo e as transações alternativas atingiram um recorde, segundo o relatório.

 

Interesse de investimento na China

Um relatório emitido pela CBRE, uma empresa de serviços imobiliários comerciais e de investimentos, mostra que a economia chinesa está em caminho de recuperação neste ano, pois políticas anticíclicas e transformação estrutural garantem um crescimento estável.

O investimento imobiliário comercial da China teve uma sólida recuperação no ano passado, já que o volume total de transações aumentou 33% em relação ao ano anterior, atingindo 273 bilhões de yuans. O número para o próximo ano deverá crescerá 10%-15% para passar dos 300 bilhões de yuans devido ao forte mercado, disse o relatório da CBRE.

A pesquisa da CBRE sobre as intenções dos investidores chineses constatou que a intenção de investir atingiu um novo recorde, com 59% dos entrevistados dizendo que pretendem “investir mais ativamente” em 2022.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: China Daily