Empreendedorismo

Volume de IPO da Bolsa de Valores de Xangai é classificado como número 1 no mundo, diz relatório da EY

A agência de consultoria Ernst & Young (EY) revelou um relatório, em 21 de dezembro, em que mostra que o volume de Ofertas Públicas Iniciais (IPO) na Bolsa de Valores de Xangai (SSE) ficou em primeiro lugar mundialmente em comparação com outros mercados.

A EY informou que o número de IPOs na Bolsa de Valores e a quantidade de recursos captados aumentaram significativamente desde o início deste ano. De acordo com a agência, a quantidade de fundos arrecadados ao longo de 2020 atingiu um recorde desde 2010, disparando para 470,7 bilhões de yuans.

Em comparação com o ano passado, o número de IPOs e o montante de recursos captados neste ano aumentaram 97% e 86%, respectivamente. A agência estima que 395 empresas terão sido listadas no mercado A-share até o final de 2020, enquanto a provedora de serviços Deloitte previu que o número seja 388.

Mesmo que a pandemia Covid-19 tenha afetado fortemente a economia global, os mercados de IPOs permanecem resilientes e continuam a crescer, especialmente o mercado de ações A, que mostrou grande vitalidade em termos de volume total de IPO e quantidade de arrecadação de fundos, de acordo com a análise de Zhaofeng He, o principal parceiro de serviços de IPO da EY na Grande China.

A liquidez adequada e o sentimento de investimento maduro impulsionaram o mercado de ações A, conforme observado por Anthony Wu, líder da unidade de Mercado de Capitais A-share do Grupo de Ações Públicas Nacionais da Deloitte, em uma entrevista ao China Daily. Além disso, o mercado STAR de alta tecnologia afiliado à SSE também ajudou a expandir a escala de empresas que se tornaram públicas este ano, incluindo a gigante de chips de IA Cambricon e a pioneira chinesa em tecnologia de informação quântica QuantumCTek.

As pequenas e médias empresas tornaram-se as principais forças para chegar à ESS. Dados da EY mostram que mais de 30% da arrecadação de fundos vem de IPOs no valor de menos de 1 bilhão de yuans, um pouco mais do que no mesmo período do ano passado. Em termos de setores aos quais as empresas pertencem, tecnologia, mídia e telecomunicações lideram a lista de arrecadação de fundos, enquanto as empresas industriais ocupam o primeiro lugar em número de IPOs.

O sistema baseado em registro também contribuiu para o tamanho do IPO. A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, na sigla em inglês) anunciou em abril o mecanismo de registro para ChiNext, o conselho de empresas de crescimento do estilo Nasdaq na Bolsa de Valores de Shenzhen (SZSE), marcando o início da adoção piloto de tal sistema, com o objetivo de melhorar a transparência do mercado e autenticidade. Mais tarde, em outubro, o Conselho de Estado da China impulsionou ainda mais o mecanismo, expandindo para outros mercados, como o STAR Market e o SSE.

 

 

Fonte: Pandaily