Empreendedorismo Tecnologia

Comércio eletrônico chinês investe em armazém de triagem digital

Do campo para a mesa, a fruta é seriamente perdida na cadeia de distribuição. Como diz o ditado: “Um terço é comido, um terço é jogado fora e um terço apodrece no plantio”. Os gigantes do comércio eletrônico estão tentando fornecer soluções digitais, e as empresas estão construindo armazéns próximos à origem dos produtos agrícolas para melhorar a eficiência da triagem e circulação de produtos frescos.

Recentemente, Li Shaohua, vice-presidente do Grupo Alibaba e gerente-geral da Divisão de Agricultura Digital da Alibaba, apresentou no fórum “Digital Agriculture 50 people” da Conferência Mundial de Agricultura Digital, em Kunming, que a Alibaba construiu cinco armazéns no país em 2020 para o processamento e coleta e transporte de produtos agrícolas. Estes cinco armazéns estão localizados em regiões ricas em frutas, situadas em Kunming, província de Yunan; Nanning, província de Guangxi; Xi’an, província de Shangxi; Zibo, província de Shandong; e Chengdu, província de Sichuan.

O fórum foi realizado em um dos armazéns locais da Agricultura Digital da Ali. A linha de classificação automatizada de frutas no armazém de origem pode selecionar frutas de acordo com a qualidade, e separar as frutas de alta qualidade e vender a um preço melhor.

O fórum reúne 50 pessoas, sendo especialistas, empresários e acadêmicos da área de agronegócio para tratar do assunto. Um deles é o projeto de cooperação da Alibaba com cientistas, em que foi estabelecido um canal na página inicial da Taobao em categoria de produtos frescos.

O canal traz os produtos agrícolas do campo direto à mesa das famílias urbanas com a tecnologia desenvolvida, além disso disponibilizam plataformas de publicações dos produtos agrícolas produzidos pelos cientistas.

Os maiores desafios da agricultura chinesa sempre foram como incluir alta tecnologia à agricultura e construir uma cadeia que leva diretamente aos consumidores novas variedades e novos produtos, como atingir a produção e revenda de qualidade e boa relação custo-benefício. Atualmente, com a tecnologia digital foram abertas novas oportunidades para solucionar tais desafios.

 

 

Fonte: caixin.com; Global E-businessmen