Tecnologia

Volkswagen Technology da China investe em P&D para lançar veículos elétricos

Volkswagen Technology
Fonte da imagem: Zhang Nan/ Xinhua

O Grupo Volkswagen reforçou seu centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na China. A empresa expandiu sua presença em Hefei, na província de Anhui, transformando em um centro avançado de produção, P&D e inovação. A unidade chinesa da Volkswagen Technology está no centro dessa estratégia. A empresa pretende lançar veículos elétricos em três anos para os consumidores chineses.

Como o maior centro de P&D do Grupo Volkswagen fora de sua sede na Alemanha, a empresa de tecnologia se concentra no desenvolvimento de veículos inteligentes conectados à Internet e tem o compromisso de reduzir em 30% o tempo de colocação no mercado de produtos automotivos e componentes por meio de processos eficientes de desenvolvimento de produtos e da aplicação de tecnologias de ponta.

O centro de Hefei realizará tarefas importantes de desenvolvimento para o Grupo, incluindo o desenvolvimento de uma plataforma local de veículos elétricos para o mercado de nível básico. A nova plataforma de veículos é derivada da plataforma MEB do Grupo e foi projetada para desenvolver ainda mais o segmento do mercado chinês. A partir de 2026, o Grupo usará essa plataforma como base para o desenvolvimento de modelos puramente elétricos especificamente adaptados às necessidades dos consumidores chineses. O ciclo de desenvolvimento da plataforma é de apenas 36 meses, o que é cerca de um terço mais curto do que o ciclo anterior de desenvolvimento de plataformas do Grupo Volkswagen.

Com a estratégia ‘Na China, para a China’, a empresa tem integrado totalmente ao ecossistema industrial chinês para desenvolver e fabricar mais rapidamente produtos que atendam às necessidades dos consumidores chineses, segundo o Diretor Geral do Grupo Volkswagen para a China, Ralf Brandstaetter. A Volkswagen (China) Technology em Hefei é a principal interface com as empresas de joint venture e parceiros locais.

Em linha com sua estratégia “Na China, para a China”, a Volkswagen está buscando a localização total, tanto no desenvolvimento quanto no fornecimento, para criar a primeira plataforma de veículos elétricos exclusivamente para o mercado chinês. A plataforma adotará soluções de bateria, acionamento elétrico e motor adaptadas ao mercado chinês para garantir a eficiência e a maior eficiência de colocação no mercado. Por meio da cooperação com a XPeng Motors, o Grupo expandiu seu portfólio de produtos na China para o mercado de carros de médio porte e, no futuro, expandirá ainda mais sua linha de produtos para o mercado de entrada.

“À medida que o Grupo avança no desenvolvimento de uma plataforma de veículos elétricos para o mercado de veículos de entrada na China, assumiremos mais do importante trabalho de desenvolvimento ‘Na China, para a China’. Levaremos a nova plataforma ao mercado em 36 meses, o que significa que seu ciclo de desenvolvimento será reduzido em cerca de um terço, permitindo-nos desenvolver rapidamente uma nova base de consumidores no dinâmico mercado chinês de veículos elétricos. Para isso, faremos uso total do papel fundamental de Hefei como centro de tecnologia do Grupo”, disse Ralf Brandstaetter.

Estrutura organizacional otimizada para uma cooperação mais eficiente

O centro de produção, P&D e inovação de última geração em Hefei é um pilar fundamental da estratégia “Na China, Para China” do Grupo. Esse centro ajudará o Grupo a tirar proveito das tendências decisivas do mercado chinês em um estágio inicial e a aproveitar melhor o impulso de crescimento e a força inovadora do mercado chinês para seu próprio desenvolvimento. Outro pilar fundamental da estratégia, a Volkswagen Anhui, está programada para iniciar a produção nas próximas semanas. Além disso, a Volkswagen (Anhui) Components está construindo uma fábrica de sistemas de baterias de alta tensão em Hefei.

“Estamos transformando Hefei em um centro de inovação para o Grupo Volkswagen na China e estamos continuamente acelerando o ritmo de desenvolvimento”, disse o CEO da Volkswagen Anhui, Ge Wanxian. “O fato de termos concluído a construção da fábrica da Volkswagen Anhui em apenas 18 meses é uma prova disso. Hefei se transformou no ‘Vale do Silício da China’ e nós aproveitaremos as tecnologias emergentes, bem como as excelentes vantagens de infraestrutura e o potencial de inovação da província de Anhui.”

Por meio da Volkswagen (China) Technology, o Grupo está integrando departamentos de desenvolvimento e processos de tomada de decisão em Hefei para desenvolver modelos para o mercado chinês. Essa abordagem simplifica a comunicação entre os departamentos e melhora significativamente a eficiência. Todas as equipes colaboram umas com as outras no mesmo fuso horário e se concentram exclusivamente no mercado local. Além disso, a empresa integra o desenvolvimento de veículos e a aquisição e componentes nos estágios iniciais do desenvolvimento do produto, com os dois processos trabalhando em conjunto para aumentar a velocidade e economizar tempo, além de otimizar a estrutura de custos.

A estreita cooperação com as joint ventures SAIC-Volkswagen, FAW-Volkswagen e Volkswagen Anhui, bem como com a Gotion High-tech (baterias) e a XPeng Motors (eletrificação) no campo de pesquisa e desenvolvimento otimizará ainda mais as sinergias. Ao mesmo tempo, parceiros como Beijing Horizon Robotics Technology (condução automatizada), Shanghai Mu Chuan Industrial Design (experiência do usuário) e Thunder Software Technology (entretenimento informativo) estão trabalhando em estreita colaboração com a CARIAD, a divisão de software do Grupo Volkswagen.

Fonte: auto.cri.cn
Imagem principal: Zhang Nan/ Xinhua