A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é baseada na premissa que a energia vital do corpo flui através dos meridianos, caminhos que conectam os principais órgãos e funções corporais. A energia vital é afetada pelo Yin e Yang (frio e quente, ou sombrio e ensolarado, em tradução livre), são forças que interagem e se completam em todos os aspectos da vida. Para ter uma boa saúde, o ying e o yang do corpo devem estar equilibrados e em harmonia.
As técnicas vêm se aperfeiçoando nos últimos 2000 anos e inclui remédios naturais feitos com ervas, agulhas, ventosas e massagens. Acredita-se que as práticas comuns da medicina tradicional podem ajudar a curar doenças, aliviar dores e melhorar a circulação. Além disso, ter um estilo de vida saudável é determinante para conseguir resultados melhores nos tratamentos.
Mesmo não tendo evidências científicas que comprovem que os métodos funcionam ou não, as técnicas da medicina tradicional chinesa são conhecidas e bastante utilizadas no mundo todo. Abaixo vamos apresentar e falar um pouco mais sobre elas.
- Acupuntura
- Ventosaterapia
- Gua Sha
- Massagem Tui Na
- Moxabustão
- Fitoterapia
Acupuntura
Essa é, sem dúvidas, uma das especialidades mais conhecidas do mundo. A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que consiste em inserir pequenas agulhas em pontos específicos do corpo. Esses pontos estão localizados nas linhas meridionais da cabeça aos pés. Normalmente, o especialista seleciona uma combinação de pontos que ajuda a tratar a queixa do paciente, podendo ter pontos específicos na área com problema ou pontos distantes, mas que tenham ligação com a área principal. Isso estimula a circulação de energia e equilibra o corpo.
A acupuntura ajuda a aliviar dores, como nas costas, lombar e joelho, diminui dores de cabeça, cólicas, artrite reumatoide e dores no ciático. Ela também pode ajudar a reduzir ansiedade, estresse, insônia, alterações menstruais ou hormonais, entre outros. Além disso, as técnicas podem ser utilizadas na medicina veterinária.
Ventosaterapia
Essa é outra técnica muito conhecida. Esse tipo de massagem utiliza “copinhos esféricos” de vidro posicionados sobre o corpo. Depois disso, os profissionais removem o oxigênio de dentro deles, produzindo um efeito vácuo, sugando a pele e os fixando. Isso faz com que exista maior oxigenação dos tecidos permitindo que as toxinas do sangue e do músculo sejam liberadas.
Além de relaxar o corpo e a mente, essa terapia é indicada para dor nas costas, seja tensão muscular ou contraturas, braços, pernas, pés e articulações. Por aumentar a circulação sanguínea, também pode ser indicado para complementar o tratamento de celulites.
Gua Sha
Também conhecida como terapia da raspagem, a Gua Sha consiste em aplicar pressão e deslizar uma pedra, tradicionalmente jade ou quartzo, nas linhas meridianas, em um movimento como se estivessem raspando a pele. Isso faz com que a pele libere patógenos de calor e toxinas, melhora a circulação sanguínea e ajuda a relaxar os músculos.
Além disso, a Gua Sha ajuda na drenagem linfática, auxiliando na diminuição de celulite; alivia tensão facial na região da mandíbula; combate o inchaço no corpo e ao redor do olhos; pode ajudar na esfoliação facial, dependendo da intensidade dos movimentos, entre outros benefícios.
Massagem Tui Na
A Tui Na, em tradução livre empurrar e agarrar, é uma terapia corporal usada na China há séculos. Ao contrário de outras massagens, essa é terapêutica e se concentra no tratamento de problemas específicos, em vez de proporcionar apenas relaxamento. As técnicas mais usadas envolvem acupressão, que utiliza as mãos, os dedos e as vezes os cotovelos para colocar pressão em determinados pontos do corpo.
A massagem é feita no paciente sentado e ajuda no desbloqueio de canais obstruídos, proporciona melhor fluxo sanguíneo, equilibra o fluxo de energia e regula as funções do órgãos, sistema nervoso e endócrino. A técnica é utilizada para alívio de dores crônicas e musculares.
Moxabustão
Essa técnica consiste na queima de moxa, erva artemísia, e aplicar calor sobre a pele através de um bastão com ervas medicinais. Ela também pode ser usada nos pontos de acupuntura ou ventosaterapia para obter os efeitos desejados e auxiliar na cicatrização.
O objetivo da moxabustão é aquecer o sangue e estimular o fluxo de energia vital pelo corpo. a liberação de energia ajuda no tratamento de dores nas costas, enxaqueca e artrite. Além disso, ela auxilia no relaxamento e no bem estar mental.
Fitoterapia
Também conhecida como medicina herbal, a fitoterapia é a forma de tratamento ou medicamento que utiliza matérias-primas vegetais. Os mais utilizados na medicina tradicional chinesa são folhas, raízes, caules, flores e sementes de plantas, além de casca de canela, gengibre, alcaçuz, ginseng e ruibarbo. Se um profissional recomenda esse método de tratamento, as ervas são combinadas em uma receita que pode resultar em um chá, cápsula, líquido granulado ou em pó.