Em meio a temperaturas abaixo de zero, turistas vestindo trajes tradicionais chineses, chamados de Hanfu, passearam por edifícios no estilo antigo de um quarteirão vibrante, posando felizes para fotógrafos.
Localizado na cidade de Xi’an, na província de Shaanxi, no noroeste da China, o quarteirão apresenta elementos de Chang’an, o antigo nome da cidade quando era a capital da dinastia Tang (618-907) da China. Essa área animada oferece aos turistas uma experiência imersiva reminiscente de um dia na dinastia.
O quarteirão possui vários edifícios tradicionais chineses com estilo da dinastia Tang, adornados com vigas entalhadas e caibros pintados. Esta área também abriga apresentações como canções e danças da dinastia Tang, além de recriações interativas com celebridades daquela época.
Xie Rong, uma turista da província de Sichuan, no sudoeste da China, disse que gastou RBM 400 (cerca de US$56,2) para alugar um vestido tradicional Hanfu e se maquiar, e mais RMB 200 para contratar um fotógrafo para tirar fotos para ela.
“Vestir trajes chineses para uma viagem ao passado é o que estou ansiosa para fazer nesta viagem a Xi’an”, disse Xie. “Em vez de dar uma olhada apressada nos pontos turísticos, estou mais disposta a gastar meu dinheiro em passeios de experiência.”
Nesta temporada de ano novo chinês, a indústria de turismo cultural da China está cheia de vitalidade e o entusiasmo entre os visitantes continua a aumentar.
“Com o início auspicioso da indústria de turismo cultural, percebemos que a essência dos projetos turísticos hoje não é mais mostrar recursos turísticos, mas criar uma experiência única e maravilhosa para os visitantes”, disse Zou Linfeng, responsável pelo projeto do quarteirão no estilo antigo.
Segundo Liang Xuecheng, professor da Universidade do Noroeste, entre os fatores tradicionais de demanda, como alimentação, hospedagem, viagens, compras e entretenimento, o consumo de entretenimento aumentou significativamente, representando cerca de 20%, em comparação com menos de 15% no passado.Liang acrescentou que os consumidores têm demandas mais altas por experiências personalizadas, desfrute espiritual e qualidade de serviço no turismo.
De acordo com um livro branco sobre a tendência de consumo de viagens na China em 2023, divulgado por institutos, incluindo o Instituto de Pesquisa Tongcheng, com a mudança na demanda do consumidor, o consumo de turismo tem mostrado uma tendência em busca de singularidade, relaxamento e surpresas inesperadas.
Apelidada de “cidade do gelo” da China, Harbin, capital da província mais ao norte do país, Heilongjiang, emergiu como um dos principais destinos turísticos deste inverno. Enquanto se envolviam na imensa diversão de atividades de gelo e neve, os turistas se dirigiram a lugares como mercados matinais e banhos na cidade, em busca de experiências mais diversas e imersivas.
De acordo com a Academia de Turismo da China, o mercado de turismo doméstico do país testemunhou uma rápida recuperação em 2023 e espera-se que entre em uma nova fase de prosperidade em 2024.
A academia prevê que o total de viagens domésticas ultrapassará 6 bilhões de viagens em 2024 e que a receita do turismo doméstico provavelmente ultrapassará RMB 6 trilhões.
Fonte: chinadaily.com.cn
Imagem principal: Xinhua