Cultura

Quase metade das províncias da China tiveram encolhimento populacional em 2021

Taxa de natalidade da China

Treze das 31 regiões de nível provincial da China, que não incluem Hong Kong, Regiões Administrativas Especiais de Macau e Taiwan, tiveram um crescimento populacional negativo em 2021, em um contexto em que o país continua a lutar contra uma taxa de natalidade decrescente, de acordo com as últimas estatísticas do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) da China.

A população nas províncias de Heilongjiang, Liaoning e Jilin no nordeste do país, Região Autônoma da Mongólia Interior, províncias de Hebei e Shanxi no Norte, província de Sichuan e o município de Chongqing no Sudoeste, as províncias centrais de Hunan e Hubei, assim como a província de Jiangsu e Xangai no Leste, todas declinaram no ano passado, de acordo com o DNE.

A taxa de natalidade da China caiu para um nível recorde em 2021, apesar de uma série de políticas pró-nascimento implantadas pelo governo nos últimos anos para encorajar as famílias que vivem na sociedade em rápido envelhecimento a ter mais filhos.

Áreas nos antigos centros industriais do nordeste e norte da China estão vendo uma saída de jovens em busca de um futuro melhor nos centros de alta tecnologia do leste do país. Enquanto, lugares com uma economia bem desenvolvida, como Xangai e a vizinha província de Jiangsu, estão experimentando baixas taxas de fertilidade devido ao alto custo de criação de crianças e outros fatores.

Taxa de natalidade da China
Apenas 14 regiões de nível provincial tiveram uma taxa de natalidade acima da média nacional de 0,752 por cento no ano passado. E apenas quatro, a Região Autônoma Tibetana, Região Autônoma Ningxia Hui, assim como as províncias de Guizhou e Qinghai, tiveram uma taxa de natalidade acima de 1%. Todas as quatro se encontram no Oeste menos desenvolvido do país.

Embora as regiões com uma maior taxa de natalidade tendam a ser menos urbanizadas, Guangdong, que é a província com a maior economia, ficou em oitavo lugar, com uma taxa de fertilidade de 0,935 por cento, empatando com a província do sudoeste de Yunnan.

A população de Guangdong está crescendo devido ao grande influxo populacional, a maioria dos quais são jovens em idade fértil, disse Peng Peng, chefe-executivo da Sociedade de Pesquisa da Reforma do Sistema de Guangdong.

Também tem a ver com a cultura tradicional no sul da China, que favorece as grandes famílias. Houve quase 1,2 milhões de recém-nascidos na província de Guangdong no ano passado, tornando-a a única província com mais de 1 milhão de nascimentos por dois anos consecutivos, os dados mostraram.

A província teve mais de um milhão de recém-nascidos por ano por pelo menos 40 anos consecutivos, de acordo com o departamento de estatísticas da província.

Fonte: CAOSS.ORG