Empreendedorismo

Startup de Esports VSPO obtém investimento de US$ 265 milhões

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VSPO, uma Startup chinesa especializada em torneios e produção de esports, obteve um investimento de 1,8 bilhão de yuans (US$ 265 milhões) do Savvy Games Group, da Arábia Saudita, estabelecendo um recorde de investimento em dinheiro na indústria esportiva e na indústria esportiva como um todo nos últimos dois anos na China. Savvy, de propriedade do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, passará a ser o maior detentor de ações da VSPO.

A VSPO foi estabelecida em 2016 e acumulou uma ampla experiência operacional na Ásia. Desde sua fundação, a empresa recebeu muitas rodadas de financiamento com investidores como Tencent, Tiantu Capital, Sequoia Capital e ZhenFund escalando a bordo.

Especialmente após vencer o investimento da Tencent, a VSPO tornou-se com sucesso o operador exclusivo de competições como League of Legends, King of Honor e PUBG.

Com o fim da pandemia, espera-se finalmente a recuperação total dos eventos esportivos offline em 2023. “Atrair capital internacional desta vez é uma questão natural”, disse Dino Ying, CEO e fundador da VSPO. “A empresa tem cultivado o mercado de esports no Oriente Médio nos últimos anos”.

Realizamos com sucesso o primeiro festival esportivo em Dubai que é uma competição na Arábia Saudita, e estabelecemos relações de cooperação com departamentos do governo local e muitos parceiros.

Existem 23,5 milhões de jogadores na Arábia Saudita, representando 67% do total da população. Entretanto, existem apenas cerca de 100 jogadores profissionais de esports na Arábia Saudita, e há uma falta de clubes de esports bem conhecidos e de competições locais.

No campo técnico, com a popularização do 5G, a tecnologia das nuvens e a inteligência artificial, são apresentadas maiores exigências para a transmissão ao vivo dos eventos esportivos.

“Este ano, nossas câmeras de inteligência artificial (IA) e AI-Ob serão lançadas uma após a outra. O objetivo nos próximos três anos é substituir mais de 50% do trabalho de produção da concorrência pela IA”, disse Ying. A empresa também está prestando atenção às tecnologias VR, AR e AIGC.

Afetada pela pandemia, a receita da indústria de esports da China diminuiu em 2022. De acordo com a China Áudio-vídeo e Digital Publishing Association, a receita da indústria de esportes da China em 2022 foi de 144,503 bilhões de yuans (US$ 20 bilhões), 14,01% menor do que no ano anterior.

Entre eles, a receita da indústria chinesa de jogos esportivos foi de 117,802 bilhões de yuans, 15,96% menor em relação ao ano anterior. Em termos de tipos de eventos, apenas 31% desses eventos esportivos foram realizados completamente offline.

Entretanto, Ying está cheio de confiança no desenvolvimento do mercado de esports da China, especialmente nos próximos Jogos Asiáticos de Hangzhou, no segundo semestre deste ano.

O torneio inclui oito jogos, tais como Honor of Kings, League of Legends e DOTA2, na lista dos esportes com medalhas oficiais.

Fonte: STCN