Tecnologia

Sistema chinês de GNSS Beidou-3 é conectado a smartphone comum, realizando comunicação de mensagens curtas

De acordo com informações oficiais, no dia 19 de maio, a Norinco Group realizou, em Pequim, uma demonstração dos resultados da integração da comunicação de mensagens curtas do GNSS (Sistema de Navegação por Satélite) chinês Beidou-3 em telefones celulares públicos. Ele conectou a um smartphone comum diretamente com o satélite Beidou a uma altitude de cerca de 36.000 km do solo, marcando uma nova etapa da telecomunicação chinesa, passando das aplicações somente em terminais específicos para serviço direto para celulares públicos.

A comunicação de mensagens curtas Beidou-3 foi atualizada com base no Beidou-2, aumentando a capacidade de serviço do sistema e reduzindo a potência de transmissão do terminal. A tarefa de construção da plataforma Beidou-3 de serviços de comunicação para aplicações civis do sistema foi realizada pelo Norinco Group, juntamente com a China Mobile, China Electronics Technology Group Corporation e outras unidades. O objetivo é promover a integração de mensagens curtas do Beidou com as comunicações móveis, e realizar a expansão e transformação da plataforma Beidou-3 orientado para a indústria aberta ao público.

A mídia IThome informou que a comunicação de mensagens curtas do Beidou no celular público, superou as restrições de volume dos celulares comum, requisitos de alta potência e outros gargalos, disponibilizando o serviço de comunicação sem mudar o cartão SIM, sem alterar o número do celular e nem acrescentar outro equipamento. Foi relatado que o primeiro lote de produtos de smartphone que suporta a função de comunicação de mensagens curtas do Beidou estará disponível no final deste ano.

Em comparação com outros sistemas de navegação por satélite, o Sistema de Navegação Beidou criou um modelo integrado de navegação e de comunicação.

Os serviços de localização de alta precisão do Beidou podem atingir nas escalas de metro, centímetro e milímetro, podendo ser aplicados ao gerenciamento de veículos, cooperação veículo-estrada, condução autônoma, estacionamento automático e outros campos de transporte, além de desempenhar um papel importante na inspeção autônoma de redes de energia por drones e no monitoramento de desastres geológicos.

Perto de completar um ano da abertura do sistema global de navegação por satélite Beidou-3, a aplicação em vários setores está se acelerando cada vez mais.

 

Fonte: IThome