Tecnologia

Huawei desenvolve processador próprio de 3 nanômetros

De acordo com a mídia americana Huawei Central (HC), a Huawei iniciou o desenvolvimento de um processador próprio de 3 nanômetros (nm), com lançamento previsto para 2020. O processador está sendo chamado de “Kirin 9010”, e será usado em celulares high-end da Huawei, assim como em seus tablets.

(Fonte: IT Home; Imagem mostra a manchete publicada na HC)

Atualmente, Apple, Qualcomm e Intel possuem as tecnologias de processadores mais avançadas, enquanto a TSMC e Samsung detém a melhor qualidade na produção dos processadores.

A tecnologia dos processadores já avançou de 7nm para 5nm, e está evoluindo para chegar aos 3nm. Atualmente, os processadores que ainda são de 7nm são o Apple A13, Snapdragon 865 e Kirin 990. Já o A14, Kirin 9000 (Kirin 9000E incluso) e Snapdragon 888 são de 5nm. O Kirin 9010 da Huawei, que foi revelado é de 3nm, representando a tecnologia mais avançada dos processadores.

Dados da mídia nacional chinesa também mostram que Huawei Technologies Co. Ltd. realizou em 22 de abril a solicitação de registro do processador Kirin.

(Fonte: IT Home; Imagem mostra o processo de registro da marca)

As informações da China indicam que Kirin 9010 não utiliza a mais nova arquitetura ARM V9, mas sim ARM V8, isso porque a Huawei está mais familiarizada com o V8. Desta forma, garante uma maior estabilidade, ao mesmo tempo em que aumenta a performance do processador melhorando os núcleos de processamento e NPU independente. Assim como Kirin 9000, o 9010 irá adotar integrar a tecnologia 5G.

De acordo com informações, o suposto processador de 3nm será concluído até o final deste ano. Em termos de produção, atualmente só a TSMC produz chips de 3nm, mas mesmo assim ainda não atingiu o nível de comercialização. Devido às sanções dos EUA contra Huawei, a empresa não pode fazer pedidos com a TSMC. Segundo a Huawei Central, consertar a situação entre os EUA e Huawei é essencial para a produção de celulares da Huawei.

 

Fonte: IT Home