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Chinesa BYD entrega o milionésimo carro elétrico, tornando-se a terceira empresa do mundo a alcançar tal feito, seguido da Tesla

Em 19 de maio, o modelo BYD Han vermelho foi o milionésimo carro elétrico entregue pela empresa, tornando-se a primeira marca chinesa também a terceira marca no mundo a alcançar um milhão de vendas acumuladas de veículos de energia nova (elétrica em geral) depois da Toyota e Tesla.

Ao mesmo tempo, com o apoio da nova conquista, ela intensificou as suas estratégias de internacionalização dos seus carros elétricos, planeja inserir primeiramente no mercado da Noruega no final de maio deste ano, e planeja entregar 1.500 unidades do modelo Tang EV dentro do ano.

“No momento, a indústria automobilística está passando por uma grande mudança que não se via há um século. Entrando na nova etapa de desenvolvimento do 14º Plano Quinquenal, a indústria de veículos elétricos da China tem mantido a alta taxa de crescimento desde o segundo semestre do ano passado, e a taxa de penetração de veículos elétricos superou a marca de 10% em março deste ano, entre os quais a taxa de penetração de veículos elétricos particulares em Shenzhen superou 30% por três meses consecutivos. Os veículos de nova energia tornaram-se a principal direção da transformação e desenvolvimento da indústria automotiva global e um importante motor para promover o crescimento sustentável da economia mundial”, disse Wang Chuanfu, presidente e presidente da BYD, disse em 19 de maio.

Histórico da BYD

A BYD entrou na indústria automotiva em 2003 através da aquisição da Xi’an Qinchuan Automobile, e o primeiro veículo de energia novo, o F3 DM, foi lançado em dezembro de 2008. Dez anos depois, em 2018, a BYD produziu 300 mil veículos de nova energia, e três anos depois, conquistou o seu milionésimo carro elétrico.

Olhando para os 10 anos de desenvolvimento dos carros elétricos da BYD, houve tempos que ocupou a liderança nas vendas desse setor por anos consecutivos, mas também sofreu pela concorrência com a Tesla. Na verdade, durante muito tempo, a BYD, que sempre teve um design padrão com carência do estilo futurista, raramente foi comparada com Tesla, que tem seu próprio fluxo de luz, mas Wang Chuanfu ameaçou “fazer Tesla em um minuto”.

Desde 2015, os carros elétricos da BYD têm sido a campões mundiais de vendas por quatro anos consecutivos. Entretanto, em 2019, a Tesla ultrapassou com 368.000 vendas, superando a BYD em quase 140.000 unidades, e a receita da Tesla no mercado chinês naquele ano cresceu 69,55% anual, com a BYD em segundo lugar com 229.000 unidades.

A fim de reverter este declínio e agregar valor a marca, em janeiro de 2021, a BYD lançou a plataforma de tecnologia super híbrida DM-i, com três novos modelos equipados a ela – Qin PLUS DM-i, Song PLUS DM-i e Tang DM-i foram lançados entre março e abril, abaixou o preço inicial para 100 mil yuans de alguns modelos híbridos, batendo o recorde do mercado.

A BYD ameaçou que “a plataforma DM-i Super Híbrido ajudará a BYD a se tornar o disruptor dos carros combustíveis e a acelerar a substituição dos carros combustíveis tradicionais por veículos de energia nova”.

Em 19 de maio, a ação da BYD cresceu rapidamente, a partir do fechamento do dia, resultou em 172,78 yuans por ação, aumento de 8,87%, o valor total do mercado recuperou significativamente, chegando a 494,3 bilhões de yuans, quase retomando a marca de 500 bilhões de yuan.

 

Fonte: 21st Century Business