Tecnologia

Shenzhen lidera setor de nova energia na China

Setor de nova energia

A cidade de Shenzhen ficou em primeiro lugar entre as cidades chinesas no setor de nova energia, de acordo com a segunda edição da lista de Cidades de Energia Nova da China da Hurun.

Xangai ficou em segundo lugar, seguida por Suzhou, Pequim e Changzhou, de acordo com a lista divulgada ontem. Guangzhou, Wuhan, Chengdu, Tianjin e Hefei ocuparam a sétima, oitava, nona e décima posição, respectivamente.

A lista deste ano da Hurun avaliou e classificou as 50 cidades de nível provincial, sub-provincial e de prefeitura na China.

Shenzhen e Xangai possuem uma vantagem clara, sendo que a primeira é o lar da BYD e a segunda abriga a mega fábrica da Tesla, afirmou Hu Run, presidente e diretor de pesquisa da Hurun Report. Os veículos de energia nova, como um produto de nível sistêmico, podem beneficiar empresas em toda a cadeia de suprimentos. Portanto, gigantes do setor como Tesla e BYD contribuem muito mais do que apenas com a capacidade de produção de veículos para essas cidades, acrescentou.

Metade das cidades listadas está localizada na região leste da China, com destaque para a província de Jiangsu, que possui 10 cidades representadas.

Changzhou, na província de Jiangsu, subiu uma posição e alcançou a quarta posição. Foi a única cidade de segunda categoria a entrar no top 10. Changzhou se destacou em termos de concentração de empresas de alto padrão, pequenas e médias empresas, além de sua popularidade como destino de investimentos em energia nova.

De acordo com Chen Jinhu, chefe do comitê do partido da cidade de Changzhou, o setor de veículos de energia nova da cidade terá um crescimento significativo este ano em termos de escala e produção. Estima-se que o setor valerá mais de 650 bilhões de yuans (US$ 90,6 bilhões) e a produção de veículos de energia nova mais do que dobrará, ultrapassando 700.000 unidades.

Zhang Yongwei, vice-presidente e secretário-geral da China Electric Vehicle Association, afirmou que os ajustes regionais na indústria automobilística da China já estão em andamento. Ele ressaltou que áreas não líderes podem aproveitar o setor de energia nova para alcançar e até mesmo superar os líderes.

Comparado à lista do ano passado, este ano houve um aumento notável no número de cidades representadas das províncias de Jiangxi e Mongólia Interior. Hu Run observou que essas duas regiões têm demonstrado um aumento significativo no interesse e nos investimentos em energia nova nos últimos tempos.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Southern Metropolis Daily
Imagem principal: American Public Power Association/ Unsplash