A hidrelétrica chinesa de 16 gigawatts Baihetan, a segunda maior do mundo, começou nesta terça-feira (20) a produzir energia limpa.
Localizada no rio Jinsha, um braço a montante do rio Yangtzé, a usina deve gerar uma média de 62,4 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade por ano, economizando 19,68 milhões de toneladas de carvão padrão, disse a empresa, Usina Hidrelétrica Três Gargantas, em um comunicado à imprensa.
Baihetan tem 16 unidades de geradores com capacidade por unidade de 1 milhão de quilowatts para uma capacidade total instalada de 16 GW, atrás apenas da Usina Hidrelétrica Três Gargantas. A eletricidade que produz abastecerá as províncias de Jiangsu e Zhejiang no leste da China.
Espera-se que estes projetos entrem em pleno funcionamento no próximo ano, quando reduzirá as emissões de dióxido de carbono em cerca de 51,6 milhões de toneladas por ano.
Isso é de grande importância para melhorar o meio ambiente ao redor e ajudar a China a atingir seu pico de carbono e suas metas de neutralidade de carbono, observou o comunicado de imprensa.
Como afluente nos alcances superiores do Yangtzé, o Jinsha tem 3.479 quilômetros de comprimento e uma queda natural de 5.100 metros, com recursos hidro energéticos totais de 100 GW.
Além do Baihetan, a empresa desenvolveu outras três grandes usinas de energia nos alcances inferiores do Jinsha, com uma capacidade total instalada de mais de 46 GW.
Atualmente, a energia média anual gerada pelas quatro será de 200 bilhões de kWh, equivalente à gerada por dois dos projetos das Três Gargantas.
Fonte: Diário do Povo