Tecnologia

Satélite chinês “Wukong” apresenta novamente grandes dados de partículas de alta energia no espaço

A equipe do projeto de Dark Matter Particle Explorer (DAMPE, sigla em inglês) da China anunciou novamente seus resultados, de acordo com a agência de notícias Xinhua e IThome informou recentemente. Com base em quatro anos e meio de observação em órbita, o satélite “Wukong”, nome chinês que significa Rei dos Macacos, mapeou o átomo de hélio de alta energia de espectroscopia por raios cósmicos mais preciso até hoje, e observou uma nova estrutura de espectroscopia de energia. Esta descoberta pode indicar a existência de uma fonte desconhecida de espectroscopia de raios cósmicos.

Fonte: Xinhua e IThome. A imagem refere-se os dados observado em órbita.

Segundo a reportagem, esta é a terceira vez que o “Wukong” divulga resultados científicos importantes, depois de medir com precisão a espectroscopia de fotoelétrons e mapeado a espectroscopia de raios cósmicos de prótons de alta energia, o que marca que a China já está entre os líderes mundiais na exploração de partículas de alta energia no espaço. Os resultados do estudo foram publicados no dia 18, na prestigiosa revista de física chamada Physical Review Letters.

Fonte: Xinhua e IThome; A imagem refere-se o satélite “Wukong” que já operava no espaço.

IThome soube que, “Wukong” é o primeiro satélite astronômico lançado da China, e operou se no espaço em 17 de dezembro de 2015, com planejamento de servir a sua missão na órbita por três anos. Atualmente, este satélite já se entrou para uma segunda fase operacional de extensão da vida.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Xinhua e IThome