O Salão do Automóvel de Xangai 2021, inaugurado em 19 de abril, que teve como tema principal “Abraçando a mudança”, ressaltou a necessidade de mudanças nas indústrias tradicionais, marcando uma nova era do desenvolvimento digitalizado com as tecnologias inteligentes nos carros.
O evento teve cerca de 1000 expositores de todo o mundo. Dentre eles, tanto as novas entrantes no mercado, quanto as empresas de automóveis tradicionais trouxeram uma variedade de carros novos.
O evento mostrou que a digitalização e os carros elétricos estão sendo uma tendência da indústria automobilística, separando o setor em duas partes: as marcas tradicionais e as entrantes. O primeiro grupo é formado pela Audi, BMW, Mercedes-Benz e outras marcas tradicionais conhecidas. O segundo grupo é representado pelas novas entrantes com as empresas NIO, Li Auto e Xpeng, que são os TOP 3 do mercado chinês. Outros recém lançados como Lynk & Co, IM (fundada por SAIC Motor), VOYAH, ORA (GWM Group), marca R (SAIC Motor) e entre outros, também obtiveram bons resultados com a estreia de seus modelos.
(Fonte: IThome; Modelo apresentado pela Hozon Auto no Salão do Automóvel)
Além da convergência de preços, basicamente a maioria das marcas tem preços menores que 200.000 yuans (aproximadamente US$30,8 mil), o design diferencia em cada uma das marcas e posição de mercado diferente, por exemplo a ORA foi concebida para atender principalmente o público feminino. Já a marca R é figurada como um robô. Cada marca tem o seu conceito.
Outra marca que se destacou no salão do automóvel de Xangai foi a Evergrande. Diferente das TOP três marcas de carros elétricos, ela lançou de uma vez nove modelos da Hengchi. Os nove modelos competem diretamente com praticamente todos os carros de luxo, incluindo uma série de modelos sob as marcas Mercedes-Benz, BMW, Audi, Tesla e NIO.
(Fonte: IThome; Modelo apresentado pela ORA no Salão do Automóvel)
A Geely, uma marca independente e posicionada no topo do mercado automobilístico, estava enfrentando dificuldades para inserir-se no mercado de carros elétricos também divulgou uma nova marca, ZEEKR, criada principalmente para desenvolver negócios de carros elétricos.
Segundo a Associação dos Fabricantes de Automóveis da China (CAAM, na sigla em inglês), as vendas de veículos elétricos da China foi de aproximadamente 1,367 milhão de unidades em 2020, um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior. A alta taxa de crescimento das vendas anuais de veículos elétricos da China fez ela se tornar o maior mercado de consumo da área do mundo.
(Fonte: IThome; Modelo apresentado pela ARCFOX no Salão do Automóvel)
(Fonte: IThome; Modelo apresentado pela Evergrande no Salão do Automóvel)
Fonte: Diário do Povo; IT home; 21st Century Business Herald