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Rumores do mercado dizem que Xiaomi entrará no mercado automobilístico

A mídia LatePost soube por várias fontes que a Xiaomi decidiu entrar no mercado automobilístico e diz ser uma tomada de decisão de nível estratégico, porém a forma como isso ocorrerá e o caminho específicos ainda não estão determinados, portanto, talvez ainda existam variáveis na questão. De acordo com notícias internas, o negócio do mercado automobilístico será liderado pelo próprio fundador do Grupo Xiaomi, Lei Jun. Até o momento, a Xiaomi não confirmou oficialmente as informações.

(Fonte: AutoHome; Lei Jun visitando Elon Musk e a empresa Tesla)

Em 2013, Lei Jun visitou duas vezes o CEO da Tesla, Elon Musk, nos Estados Unidos. Na época, o valor de mercado da Tesla aumentou sete vezes ao ano para mais de US$ 20 bilhões. Lei Jun escreveu na sua conta pública do WeChat que ele tinha grande entusiasmo em conhecer a Tesla e o mercado de automóveis elétricos.

Sete anos depois, a Xiaomi ficou entre as três maiores empresas de smartphones do mundo, depois de experimentar altos e baixos no setor. Entretanto, o crescimento global das vendas de smartphones entrou em estagnação ao mesmo tempo. O setor com maior ascensão no mercado atualmente é o de veículos elétricos inteligentes, por exemplo a empresa automobilística, NIO, que foi fundada há apenas 6 anos e que recebeu investimento da Shunwei Capital de Lei Jun, atualmente tem um valor de mercado de US$ 85,6 bilhões (a partir do fechamento das ações americanas em 18 de fevereiro), apenas cerca de 6% a menos do que a Xiaomi (que tinha um valor de mercado de US$ 91,1 bilhões em 19 de fevereiro).

 

Xiaomi analisou várias vezes a entrada no mercado automobilístico

Antes de decidir construir o seu próprio carro no início de 2021, Lei Jun havia repetidamente considerado a viabilidade da Xiaomi entrar no mercado automobilístico, e criou projetos internos para analisar a possibilidade.

(Fonte: AutoHome; De direita à esquerda, CEO da Xiaomi, Lei Jun e Ceo da Xpeng, He Xiaopeng)

A Xiaomi concentrou-se em seu principal negócio de smartphone, ao mesmo tempo, Lei Jun investiu nas montadoras de veículos elétricos NIO e Xpeng em 2015 e 2016, respectivamente, através da empresa Shunwei Capital. De acordo com os prospectos da NIO e Xpeng, a Shunwei Capital não aparece entre os principais acionistas institucionais, e sua participação em ambas as empresas era inferior a 5% na época de suas IPOs.

Em 2018, a Xiaomi começou a fazer mais pesquisa de mercado, um ex-funcionário da equipe núcleo disse a LatePost que Xiaomi lançou uma pesquisa interna sobre um projeto de construção de automóveis chamado “Micar”, liderado pelo responsável de desenvolvimento da estratégia de Xiaomi, Wang Chuan, interagiu repetidamente com executivos sênior de empresas chinesas de fabricação de automóveis como NIO e Xpeng para analisar o setor. Esta talvez seja a primeira vez que Xiaomi considerou seriamente, a nível da empresa, o projeto de construção de carro.

 

Oportunidade do mercado automobilístico atual fez com que o Lei Jun decidisse entrar no mercado

Uma pessoa próxima a Lei Jun disse ao LatePost: “O momento o fez (Lei Jun) decidir-se”.

Lei Jun defende a teoria do momento e oportunidade e valoriza os tempos para apoiar a sua carreira, uma lição que ele aprendeu com a experiência da empresa “Jinshan Software” que deixou escapar as oportunidades na ascensão da Internet na China. “Avançar de acordo com a situação” é a assinatura da conta pública de Lei Jun, e é também o nome da instituição de investimento “Shunwei Capital” que ele fundou.

Analisando as condições atuais do mercado automobilístico, a fabricação de automóveis parece ser uma oportunidade e tendência do mercado e os riscos deste merecem ser assumidos comparando com os ganhos.

 

 

Fonte: LatePost; Zaker; Pandaily