A receita da BYD superou a da Tesla pela primeira vez no terceiro trimestre deste ano. A montadora de Shenzhen anunciou que a receita disparou 24%, atingindo 201,1 bilhões de yuans (US$28,2 bilhões) nos três meses encerrados em 30 de setembro, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já a receita da Tesla subiu 7,8%, totalizando US$ 25,2 bilhões no mesmo período.
Porém, a avaliação da gigante chinesa de veículos de nova energia ainda representa pouco mais de um sétimo da sua concorrente americana.
As ações da BYD [SHE: 002594] fecharam com queda de 4,1%, a 293,19 yuans (US$ 41,18) em Shenzhen, com uma capitalização de mercado de 853 bilhões de yuans (US$ 119,8 bilhões). Em comparação, as ações da Tesla [NASDAQ: TSLA] caíram 0,8%, sendo negociadas a US$257,55 em Nova York, com um valor de mercado de US$ 807 bilhões.
O lucro líquido da BYD aumentou 11,5%, chegando a 11,6 bilhões de yuans (US$ 1,6 bilhão) no terceiro trimestre em relação ao ano anterior, enquanto o lucro líquido da Tesla, de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos, subiu 17%, atingindo 2,2 bilhões de yuans.
Nos primeiros três trimestres do ano, a receita e o lucro líquido da BYD cresceram 19% e 18%, totalizando 502,3 bilhões de yuans (US$70,5 bilhões) e 25,2 bilhões de yuans (US$3,5 bilhões), respectivamente. Em comparação, a Tesla acumulou uma receita de US$72 bilhões e um lucro líquido de US$2,2 bilhões.
A BYD vendeu quase 2,75 milhões de veículos de nova energia (NEV) nos nove meses até 30 de setembro, um aumento de mais de 32% em relação ao ano anterior. Já as vendas da Tesla caíram 1,3%, somando cerca de 1,3 milhão de unidades.
Segundo um gestor de fundos em Guangzhou, a BYD cobre desde veículos de entrada até modelos de luxo, enquanto a Tesla possui poucos modelos, o que lhe permite controlar melhor os custos da cadeia de suprimentos, mesmo terceirizando a produção de baterias.
O gestor acrescenta que, devido à escala da BYD e ao fornecimento interno de componentes chave, incluindo baterias, a empresa está melhorando seu controle de custos e aumentando seu poder de negociação com fornecedores.
A diferença na avaliação entre as duas empresas é atribuída ao menor apetite por risco na China em comparação aos EUA, de acordo com Fu Wenhao, pesquisador do Fundo de Investimento Guangdong Cheese. Fu também destaca que a Tesla possui vantagens mais claras na globalização e no desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global