Destaques da Semana Empreendedorismo Economia

Principais empresas chinesas: qual o impacto delas no Brasil

Neste artigo iremos abordar as principais empresas chinesas, algumas já presentes no Brasil e outras com grandes intenções de vir para o Brasil, sendo elas:

  • Huawei
  • Alibaba
  • SAIC Motor
  • BYD
  • Byte Dance
  • SinoPec

O mercado global reconhece cada vez mais os esforços das multinacionais chinesas que fazem a linha de frente quando o assunto é tecnologia, seja de pequenas aparelhos como relógios até grandes produtos comerciais como carros as empresas chinesas exportam o que a de melhor na grande evolução tecnológica chinesa que ocorre desde os últimos 40 anos.

Parte dessas empresas tem ou terá grande participação na vida de muitos brasileiros visto que a relação de exportação da China referente ao Brasil aumenta a cada ano, grandes empresas chinesas têm investido em trazer até mesmo filiais ao Brasil com intenção de estabilizar seu comercio e facilitar a compra de empresas e clientes brasileiros no geral.

Abaixo vamos mostrar as principais empresas chinesas que possuem influência no mercado brasileiro

Huawei

Fundada em 1987 a Huawei é uma empresa que trabalha com sistema TIC(tecnologia de informação e comunicação) e diversifica suas funções no mercado internacional cumprindo diversas funções na tecnologia, seu grande objetivo é trazer tecnologia para todo o mundo.

A empresa faz um atendimento de operadora com fornecimento de materiais de conexão de internet, como telefonia fixa e móvel, wireless, banda larga. Também produz a criação de aparelhos mais comuns como smarthphones, relógios e laptops e dispositivos semelhantes.

O Brasil ainda não está se desenvolvendo com eficiência para receber todo o aporte tecnológico de um dos maiores e mais popular produto sendo o foco da Huawei no mundo mobile, o 5G, por enquanto não há declarações da empresa sobre a aplicação da tecnologia no Brasil, mas seus produtos em grande maioria, através de grandes chinesas como Ali Express podem ser importados com diversas outras tecnologias inovadores em que a empresa vem trabalhando.

Alibaba

Formada por Jack Ma em 1999 e 18 pioneiros tecnológicos com a proposta de revolucionar o mercado de marketplace do mundo todo, a empresa tem a função principal de fornecer exportações de produtos chineses além do Oceano chinês. A empresa começou com apenas um site, mas com o sucesso absoluto até os dias atuais, a empresa conta com 3 grandes principais sites: Tabao, Alibaba e Tmall.

O Alibaba tem representante oficial no Brasil e está consolidada em diversas marcas como opção plausível na hora das compras como a Aliexpress quando se trata de produtos chineses, confira um trecho da matéria que aborda em como a representante brasileira pode ajudar no seu negócio: “Considerado um dos maiores marketplaces de atacado B2B no mundo, o Alibaba conecta e ajuda os vendedores a encontrarem os compradores através de ferramentas próprias e especializadas em B2B. A plataforma, no Brasil, disponibiliza o seu produto para mais de 20 milhões de compradores ativos, que realizam cerca de 400 mil consultas em mais de 200 países e regiões.”

Notícia completa disponível em: IEST é Representante Oficial do Alibaba Brasil

SAIC Motor

Criada em 1955 na Shanghai Diesel Parts Manufacturing Company, desde então houveram diversas alterações em 50 anos de operação, até o inicio do século consolidar sua função e propósito com a filiação a General Motors.

A SAIC Motor é uma empresa designada a venda, pesquisa e produção de carros e autopeças. A empresa possui diversas empresas subordinadas que são muito conhecidas no mercado internacional como SAIC Volkswagen e General Motors. O sucesso da empresa está seguindo uma linha crescente, sendo a empresa numero no seu seguimento pelos últimos 15 anos. Quando o assunto é carros, a SAIC está sempre afrente tecnologicamente e sendo uma das maiores referências do mercado automobilístico.

BYD

A BYD foi fundada em 1995, com o intuito de fornecer baterias, a empresa tomou a linha de frente no seu seguimento acompanhando a tecnologia de baterias recarregáveis e seguras se tornando destaque no mercado mundial. Atualmente a empresa foi muito além de sua proposta inicial e atualmente faz um trabalho de diversos produtos que usem energia de bactérias ou solar além de contar produção de veículos elétricos.

Divulgado pela própria China2Brazil, esta marca pretende fazer o lançamento de seu carro BYD Han EV no Brasil, além de disponibilizar vagas de emprego este mesmo ano em Campinas, já participando com diversas atividades do mercado comercial brasileiro.

Byte Dance

Fundada em 4 apartamentos de dormitórios, em 2012 Zhang Yiming criou uma empresa foi destinada administração de aplicativos digitais. A empresa criou vários aplicativos de sucesso na China, como Neihan Duanzi um aplicativo de “memes” em vídeos curtos que conquistou mais de 30 milhões de usuários na China. Houve a evolução da empresa em 2016 quando iniciou o Douyin, plataforma que em 2017 recebeu seu nome ocidental de TikTok, que teve um sucesso explosivo com seu sistema de vídeos curtos. A empresa possui lideres em aplicativos digitais por diversos lugares do mundo e é referencia no mercado de aplicativo guiando as tendências atuais.

SinoPec

A empresa surgiu em 1998 com base na Corporação China Petroquímica, a empresa faz os mais diversos tipos de serviço petroleiro, é uma das maiores referencias do mercado, trabalha com exploração dos recursos, distribuição, carga e armazenamento dos mesmos.