Empreendedorismo Tecnologia

Plataforma de vídeo chinesa Bilibili planeja lançar satélite em junho

A Bilibili anunciou um plano de lançamento de um satélite de sensoriamento remoto chamado “Bilibili Video Satellite” no final de junho. Os vídeos e fotos obtidos serão utilizados para a produção de conteúdos científicos na plataforma. A Bilibili explicou que este satélite é um presente especial no Dia das Crianças (comemorado na China em 1 de junho). O objetivo é incentivar as pessoas a permanecerem curiosas e continuarem a explorar o mundo. Esse projeto é inédito na indústria da Internet.

Segundo a empresa, o satélite observará a Terra de cima como um “olho”, em uma órbita síncrona ao sol, a mais de 500 quilômetros do solo, podendo circular a Terra 15 vezes por dia. Possuindo funções que possibilitam fazer observações de alta precisão da Terra através de sensoriamento remoto por imagens 3D, também é possível capturar as luzes de cidades à noite, observar as mudanças da aurora da Terra e também observar objetos espaciais, como a lua e Saturno.

A conta oficial do satélite foi lançada no Bilibili.com, que é onde ocorrerá a live exclusiva do processo de lançamento do satélite no final de junho. Vídeos científicos populares serão produzidos e atualizados regularmente com base nos vídeos e fotos de sensoriamento remoto capturados pelo satélite, cobrindo áreas como tecnologia, cultura, história, a Terra, bem-estar, educação, entre outros.

O satélite foi desenvolvido pela Chang Guang Satellite Technology Co., Ltd., a primeira empresa comercial de satélite de sensoriamento remoto da China, fundada em 2014. O satélite foi transportado para o Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, no noroeste da China, no dia 11 de Maio e os preparativos estão progredindo sem problemas.

Sobre Bilibili

Fundada em Junho de 2009, a Bilibili (Nasdaq: BILI) é uma plataforma de vídeo popular entre os jovens chineses, sendo também a maior comunidade cultural e de entretenimento da China. Até o terceiro trimestre de 2019, os usuários ativos mensais médios da Bilibili atingiram 128 milhões, com 114 milhões no aplicativo. Os usuários de 18 a 35 anos representaram 78% do total. A receita anual em 2019 foi de 6,78 bilhões de yuans (R$ 5,11 bilhões), com um aumento de 64% em relação ao ano anterior. No dia 28 de março de 2018, Bilibili foi listada na NASDAQ nos Estados Unidos.

Leia  mais: Huawei e Xiaomi planejam pesquisa sobre 6G

Fonte: Sina.com.cn