Destaques da Semana Empreendedorismo Tecnologia

Huawei e Xiaomi planejam pesquisa sobre 6G

A Huawei acaba de consolidar sua posição de liderança na área 5G e já começou a trabalhar em pré-pesquisas em 6G, disse Tao Yang, o vice-presidente do departamento de operações da Huawei China. As redes 6G serão identificadas principalmente de acordo com as faixas de frequência das ondas milimétricas e atualmente estão em fase de mineração de cenário e exploração tecnológica.

Em entrevista à Sina Technology, Tao Yang explicou ainda que a Huawei tem uma filosofia de “três gerações” para seus muitos produtos: a geração anterior, a geração em desenvolvimento e a geração pré-pesquisa. A pré-pesquisa geralmente começa muito tempo antes de ser realmente lançada. A Huawei já havia divulgado várias vezes que é esperado que o uso comercial das redes 6G deve começar daqui a 10 anos, em 2030.

Sua grande concorrente, a Xiaomi, está atualizando todos os celulares da versão 4G para 5G e também realizará pré-pesquisas sobre 6G. No início das Duas Sessões, Jun Lei, fundador e CEO da Xiaomi, além de um dos deputados do Congresso Nacional do Povo (NPC), sugeriu que a China deveria acelerar o desenvolvimento da Internet via satélite 6G. Ele também revelou que a Xiaomi não participaria de negócios espaciais comerciais, mas observaria atentamente o progresso do desenvolvimento da Internet via satélite e como aplicá-lo aos negócios de smartphones.

Até 1º de janeiro de 2020, a Huawei ocupou a primeira posição no mundo em termos de número de declarações de patentes 5G padrão, de acordo com a Iplytics, empresa alemã de dados de patentes. A Huawei também celebrou 100 contratos comerciais e obteve a maior parte da última rodada de compras para equipamentos 5G mantidos pelas três principais operadoras de telecomunicações da China no início deste ano.

Leia mais: Huawei e China Mobile instalam 5G em Monte Everest

Fonte: www.yesky.com; NetEase News