Pequim é a única cidade na China com fundos totalizando mais de 20 trilhões de yuans (US$ 2,9 trilhões), com base no saldo de depósitos mantidos em instituições financeiras nas cidades chinesas, que indicam a capacidade de uma cidade de absorver capital. A capital é seguida por Xangai e Shenzhen.
No final do ano passado, os fundos em Xangai totalizaram 19,23 trilhões de yuans e em Shenzhen, 12,34 trilhões de yuans. Estas duas cidades e Pequim são as únicas do país com mais de 10 trilhões de yuans cada uma.
Como centros financeiros nacionais, as três cidades têm mercados de fatores nacionais e sistemas comerciais, tais como bolsas de valores e de valores mobiliários, bem como sedes de grandes instituições financeiras, incluindo bancos, corretoras, seguradoras, fundos e empresas fiduciárias.
Pequim ocupa o primeiro lugar no ranking nacional para o número de empresas chinesas cotadas no continente e empresas de alta tecnologia. A cidade abriga as sedes de muitas empresas de propriedade do governo central e sedes regionais de grandes multinacionais.
Muitas empresas privadas se desenvolveram em Pequim, e muitas empresas mudaram suas sedes para lá. Por isso, a capital reuniu fundos imensos.
A cidade de Hangzhou, que ocupa o nono lugar no país em termos de produto interno bruto, tem um saldo de depósito de 6,96 trilhões de yuans em instituições financeiras, aproximando-se dos 7 trilhões de yuans para ocupar o quinto lugar.
Este é o resultado do desenvolvimento econômico, especialmente no setor financeiro da cidade, disse Tang Hairui, vice-diretor do grupo de especialistas do comitê de planejamento de Hangzhou, à Yicai Global.
As finanças pela Internet fizeram grandes progressos em Hangzhou nos últimos anos, incluindo fundos e empresas de capital de risco, o que promoveu sua inovação industrial, ele observou.
Hangzhou também tem um número significativo de empresas listadas em bolsa, que levantaram uma grande quantidade de dinheiro, impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade, disse Tang.
Hangzhou teve 26 novas empresas nacionais e estrangeiras listadas no ano passado, incluindo 15 empresas listadas no continente.
O número de empresas de capital aberto na cidade era de 288 no final do ano passado, 215 delas listadas domesticamente. A cidade ficou em quarto lugar em número de firmas listadas.
Hangzhou é a capital da província oriental de Zhejiang, a quarta maior província da China por PIB. A cidade desenvolveu uma economia privada e tem uma alta renda per capita, de acordo com Ding Changfa, professor associado no departamento econômico da Universidade de Xiamen.
Fonte: AQNEWS