Economia

Desenvolvimento da região de Pequim-Tianjin-Hebei é novo motor de crescimento para a China

Pequim-Tianjin-Hebei

Nove anos depois que a China lançou a estratégia para construir o conglomerado de cidades regionais Pequim-Tianjin-Hebei, o desenvolvimento coordenado em Pequim e regiões vizinhas está em pleno andamento e se tornou uma nova força motriz para o desenvolvimento da China.

O produto interno bruto (PIB) da região Beijing-Tianjin-Hebei atingiu 10 trilhões de yuans (cerca de US$1,4 trilhão) em 2022, representando um aumento de 1,8 vez a partir de 2013 a preços atuais, de acordo com um relatório divulgado pelo Escritório Municipal de Estatística de Beijing em 20 de fevereiro.

Um layout industrial mais racional, uma distribuição de recursos mais equilibrada e um desenvolvimento impulsionado pela inovação não só ajudaram a capital chinesa, que se via no desafio da superlotação, a alcançar um crescimento saudável, mas também trouxeram benefícios para Tianjin e Hebei.

Otimização do layout industrial

A Beijing Carale Robot Technology Co., Ltd. foi estabelecida na capital chinesa em 2014 e mudou sua fábrica e centro de P&D para o município vizinho de Tianjin em 2017, com o negócio florescendo desde então.

“Tudo graças ao apoio político do Parque Científico Tianjin Binhai-Zhongguancun”, disse o CEO da empresa, Yin Li. O parque, formalmente estabelecido em novembro de 2016 na Nova Área Tianjin Binhai, tornou-se agora o centro de inovação científica e tecnológica da cidade.

Pequim-Tianjin-Hebei
O parque não só herdou o espírito inovador de Zhongguancun, a primeira zona nacional de desenvolvimento industrial de alta tecnologia do país, mas também pode fazer pleno uso da forte base de fabricação de Tianjin. Foi um grande passo para unir o layout industrial dos dois municípios.

A empresa de Yin pôde desfrutar de informações de mercado e recursos técnicos de universidades de alto nível em Pequim e, ao mesmo tempo, beneficiar-se das fortes vantagens políticas de Tianjin, o que resultou em uma redução dos custos operacionais da empresa.

A decisão também produziu outros resultados positivos. Em 2022, as vendas da Beijing Carale Robot Technology Co., Ltd. alcançaram mais de 20 milhões de yuan, um aumento de 40% em relação ao ano anterior.

 

Desenvolvimento na Província de Hebei

O mesmo está acontecendo na nova área de Xiong’an, província de Hebei. Localizada a cerca de 100 km a sudoeste de Pequim. A área foi projetada como um importante destinatário de funções anteriormente localizadas em Pequim, mas que não são essenciais para seu papel como capital da China.

Pequim-Tianjin-Hebei
A Província de Hebei recebeu cerca de 44.000 empresas transferidas de Beijing e Tianjin, de acordo com a comissão de desenvolvimento e reforma provincial. Este ano, Hebei planeja absorver 30 subsidiárias de segundo e terceiro escalão de empresas centrais que estão programadas para se estabelecer em Xiong’an.

Desenvolvimento voltado para a inovação

Na zona econômica do Aeroporto Internacional Daxing de Beijing, Du Qiuju, uma funcionária da Beijing AegleStem Therapeutics Co., Ltd. estava fazendo seu trabalho diário no laboratório – examinando cuidadosamente as matérias-primas das células-tronco.

Como nativa do Condado de Gu’an, província de Hebei, Du deixou seu emprego em sua cidade natal há um ano e escolheu abraçar uma nova oportunidade na zona econômica, porque oferece um salário melhor e é propício ao desenvolvimento da carreira”.

Pequim-Tianjin-Hebei
Ela não tem que se preocupar com a distância de deslocamento. Ela normalmente anda de motocicleta por 40 minutos para chegar à empresa. Além disso, uma linha de trânsito ferroviário atualmente em construção, que está localizada perto de sua casa, tornará o trajeto mais conveniente no futuro.

O Aeroporto Internacional de Beijing Daxing fica no cruzamento do Distrito de Beijing Daxing com Langfang, na província de Hebei. A zona econômica tem uma área planejada de 150 quilômetros quadrados no total e desenvolve indústrias que vão desde cuidados médicos internacionais, e serviços de garantia e apoio aeroportuário, até espaços internacionais para convenções e exposições, áreas alfandegadas de propósito abrangente, bem como logística de aviação.

Devido a suas vantagens únicas de localização e rico apoio político, mais e mais empresas de alta tecnologia como a AegleStem se estabeleceram ali, enquanto muitos talentos de Hebei e Tianjin foram atraídos por empregos superiores.

“Pequim tem uma força significativa de P&D, enquanto Hebei oferece custos relativamente baixos de terra e mão-de-obra. As empresas de Hebei estão muito impressionadas com as vantagens complementares dessas duas regiões, que poderiam se combinar para formar vantagens de desenvolvimento sinérgico”, disse Zhu Tianzhu, diretor assistente do comitê administrativo da zona econômica.

De acordo com dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, sigla em inglês), em 2021, a região Beijing-Tianjin-Hebei investiu um total de 394,91 bilhões de yuans em P&D, 2,1 vezes o de 2013, respondendo por 14,1% do total nacional.

Diversas áreas são beneficiadas

O desenvolvimento coordenado não só impulsionou o crescimento econômico, mas também melhorou o sustento das pessoas na região.

O Hospital Infantil de Beijing, em 2015, começou a ajudar o hospital infantil de Baoding City, província de Hebei, fornecendo trabalhadores médicos profissionais e apoio técnico.

Nos últimos oito anos, mais de 8.000 especialistas médicos de Pequim serviram no Hospital Infantil de Baoding. Eles realizaram operações lá e transmitiram sua experiência, e eventualmente cultivaram muitos profissionais médicos locais e departamentos médicos de alto nível em Baoding.

Pequim
De acordo com Tian Jian, diretor do Hospital Infantil Baoding, o hospital só atendia cerca de 250.000 pacientes por ano em 2015, mas agora podia atender mais de 600.000 pacientes por ano. “Nosso hospital é agora capaz de realizar grandes operações. Os pacientes locais podem desfrutar dos recursos médicos de alta qualidade de Pequim e dos serviços médicos à sua porta”.

Além desta distribuição racional dos recursos médicos, 22 alianças de desenvolvimento universitário também foram estabelecidas na região, com o objetivo de equilibrar os recursos educacionais e oferecer oportunidades equitativas para os estudantes.

O desenvolvimento do transporte tem sido uma base para o desenvolvimento coordenado da região Beijing-Tianjin-Hebei. Existe agora um “círculo de trânsito de uma hora” entre as cidades de Pequim, Tianjin e Hebei, facilitando muito o trabalho e a vida dos residentes nas três áreas.

A região também desfrutou de melhor qualidade do ar e de uma mistura de energia mais sustentável. A energia renovável representou 8,8% do consumo total de energia da região, um aumento de 1,9 ponto percentual em relação a 2020, de acordo com o NBS.

Fonte: FINANCE CHINA