O mercado de tecnologia da China está bastante movimentado, com as empresas se internacionalizando e inovando. Veja abaixo os principais destaques:
Douyin e TikTok: receita número 1 dentre os principais apps globais para celular
De acordo com 36Kr, dados da plataforma Sensor Tower mostraram que, em Abril de 2020, a receita da Douyin e da TikTok foi superior a US$ 78 milhões (R$ 417 milhões) na App Store e no Google Play globais, tendo crescido 10 vezes em comparação a Abril do ano passado, ocupando, assim, o primeiro lugar em termos de receita na lista de apps globais para celular. Cerca de 86,6% da receita provém do mercado chinês, seguido pelo mercado estadunidense, com uma contribuição de 8,2% da receita. Os outros dois aplicativos chineses da lista são Tencent Video e iQiyi, classificados em 5º e 7º, respectivamente.
Vivo: número 1 em vendas no mercado de telefonia móvel da Indonésia
De acordo com dados da IDC Indonésia, a marca chinesa de celulares Vivo conseguiu ocupar o primeiro lugar no mercado de telefonia móvel da Indonésia, se tornando “líder de mercado” pela primeira vez, após ter alcançado, préviamente, o segundo lugar no terceiro e quarto trimestres de 2019, com uma participação de 27,4%.
Didi: mais de US$ 500 milhões em captação de recursos para subsidiária de direção autônoma
De acordo com a Phoenix Technology, a Didi Chuxing anunciou uma captação de recursos de mais de US$ 500 milhões (R$ 2675 milhões), que visa expandir os investimentos em P&D e testes na área de condução autônoma. A captação tem como objetivo promover suas aplicações de forma doméstica e externa e melhorar ainda mais a segurança e eficiência de seus serviços de transporte. Este é o primeiro financiamento externo desde a criação da Didi, assim como a maior quantidade de recursos obtidos dentre as empresas de condução autônoma chinesas.
Alibaba e Lenovo: listadas nas 25 principais cadeias de suprimentos globais
A organização de pesquisa de dados Gartner divulgou recentemente o ranking das 25 principais cadeias de suprimentos globais em 2020. Existem duas empresas chinesas na lista, a Alibaba e a Lenovo, classificando-se em 7º e 15º, respectivamente, segundo o Securities Times.
AliExpress: 6,5 milhões de downloads, superando a Amazon
O site britânico de notícias financeiras Learn Bonds divulgou recentemente um relatório informando que as compras online se espalharam rapidamente no exterior devido à pandemia, com um aumento mundial do número de consumidores que fazem compras por telefone celular. Em Março, foram alcançados 6,5 milhões de downloads do app AliExpress da Alibaba, a maior plataforma de varejo de e-commerce transfronteiriço da China, após a entrada de 500 milhões de usuários estrangeiros, superando assim a Amazon.
Kuaishou: mais de 12 milhões de usuários ativos diários no Brasil e novo app nos EUA
Segundo o Labs, o Kwai foi lançado no Brasil pela empresa chinesa de tecnologia Kuaishou no final de 2017, abrindo um escritório em Novembro de 2019. Desde o ano passado, os usuários ativos diários do Kwai no Brasil aumentaram de 7 milhões para mais de 12 milhões, com o número global excedendo 200 milhões.
No início de Maio, a Kuaishou lançou um app de streaming de vídeos curtos chamado Zynn nos EUA, que é semelhante ao TikTok. Eles estão pagando aos usuários para assistir ao conteúdo e alcançar mais usuários, o que se tornou popular nos Estados Unidos devido à quarentena. De acordo com dados fornecidos pela Sensor Tower, dentro de um mês após o lançamento do Zynn, o app se tornou o mais baixado dentre os usuários de iOS nos Estados Unidos.
Fonte: 36Kr.com
Fonte da foto: kandao.com