Tecnologia Economia

Os 5 apps chineses mais populares em 2020

Cinco aplicativos móveis chineses surgiram com sucesso em mercados internacionais em 2020, atraindo novos usuários globais e batendo novos recordes de usuários ativos diários, graças a um aumento na demanda enquanto milhões de pessoas são forçadas a ficar em casa durante a pandemia.

Desde P&D à construção de produtos e estratégias de marketing até a implementação, estas empresas – não listadas em nenhuma ordem em particular – são provas sólidas de competência e talento no setor de tecnologia da China. Sem mencionar os milhares de empresas chinesas atrás delas, já que a segunda maior economia do mundo continua a perseguir sua ambição de consolidar sua posição como uma potência tecnológica.

APUS Launcher

O APUS Launcher, oferecido pelo APUS Group, com sede em Pequim, é um iniciador que organiza aplicativos móveis em várias pastas, como comunicação, notícias e livros, mídia e outras categorias, tornando mais fácil e rápido usar o sistema operacional Android com um toque de personalidade.

O crescimento rápido é o objetivo da APUS. Foi fundada em junho de 2014 por Tao Li, um ex-vice-presidente da empresa chinesa de segurança de internet Qihoo 360 e, no primeiro ano, conseguiu arrecadar US$ 100 milhões no financiamento Série B da empresa, além de alcançar 90 milhões de usuários registrados.

Grid Diary

Lançado em 2013, o Grid Diary é um aplicativo de crescimento pessoal simples, mas muito poderoso e eficaz. Combinando modelos de diário e planejador com prompts para escrita guiada e recursos como verificador de hábitos, permite ao usuário possuir um sistema de diário ultra-personalizado.

O popular aplicativo foi criado pela Sumi Interactive, uma equipe sediada em Xiamen, e foi listado nos Melhores Aplicativos do Google Play de 2020 na categoria de melhores aplicativos essenciais para o dia a dia.

iQIYI

A plataforma de vídeo de propriedade da Baidu iQIYI, a resposta da China à Netflix, tem expandido rapidamente sua presença global no ano passado após o lançamento da versão internacional de seu aplicativo em junho de 2019.

A parceria com marcas e operadoras de mídia locais e alavancar suas redes é uma das apostas da iQIYI para a aquisição de usuários. A empresa sediada em Pequim formou uma parceria estratégica com a operadora de televisão malaia Astro, em janeiro deste ano, para expandir ainda mais seus negócios fora da China.

Em agosto, a empresa, que é listada na Nasdaq, anunciou que teve sucesso na distribuição de seu conteúdo de produção própria, incluindo programas de TV, reality shows e filmes online na América do Norte, Cingapura, Coreia do Sul e Japão. Apenas neste mês, a empresa anunciou o estabelecimento de sua sede internacional em Cingapura, onde planeja contratar mais de 200 funcionários.

Kwai

Kwai, conhecido como Kuaishou na China, é um aplicativo móvel de compartilhamento de vídeo e transmissão ao vivo com uma base de usuários particularmente forte entre os usuários em cidades de nível inferior e comunidades rurais da China (ao contrário de seu principal concorrente, DouYin – ou TikTok).

A empresa apoiada pela Tencent, fundada em março de 2011, ganhou considerável popularidade fora da China continental, liderando as listas de mais downloads do Google Play e da App Store da Apple em oito países. Também diversificou seu escopo de negócios, adicionando produção e distribuição de filmes no ano passado.

Em novembro, a Kuaishou entrou com um pedido de Oferta Pública Inicial de Hong Kong, e os documentos mostraram que o aplicativo tinha 776 milhões de MAU em média em todo o mundo no primeiro semestre de 2020. No início de setembro, a plataforma atingiu 3 milhões de usuários ativos diários no Brasil. Os usuários ativos gastam em média mais de 85 minutos diários em seu aplicativo principal.

SHAREit

SHAREit, um aplicativo de compartilhamento de arquivos desenvolvido por uma equipe baseada em Pequim, é um dos aplicativos mais populares com 1,8 bilhão de usuários em todo o mundo e mais de 500 milhões de usuários ativos mensais operando em 45 idiomas diferentes.

O SHAREit permite que os usuários transfiram vídeos, fotos, músicas, contatos, aplicativos e outros arquivos, independentemente dos sistemas operacionais dos dispositivos. O aplicativo usa um protocolo de conexão seguro e tem velocidades de transferência mais rápidas do que Bluetooth e NFC.

Fundado em abril de 2015, o aplicativo também oferece a seus usuários uma variedade de entretenimento digital, incluindo vídeos, músicas e filmes em seu aplicativo, colaborando com parceiros como o Times Music.

TikTok

TikTok, a plataforma viral gerida pela ByteDance, conquistou o mundo de surpresa, ganhando enorme popularidade em muitos mercados estrangeiros, incluindo os EUA, Sudeste Asiático e Europa. Seu sucesso no mercado dos Estados Unidos não tem precedentes para qualquer empresa chinesa de tecnologia.

Conhecido como DouYin na China, o aplicativo foi lançado por Zhang Yiming em setembro de 2016, entrando no mercado global como Tik Tok no ano seguinte. Ambos os aplicativos usam o mesmo software, mas operam em redes separadas para obedecer às restrições de censura chinesas.

Leia mais: Apps chineses Xiaozhu e Xiaohongshu se juntam para promover serviços de homestay

 

Fonte: Pandaily