Economia

Novo modelo de mercado Online to Offline cresce rapidamente na China

O consumo instantâneo está impulsionando o rápido crescimento do modelo Online to Offline (O2O), com uma taxa estimada de crescimento composto de 64% durante 2016-2021. A previsão é de que o tamanho do mercado O2O alcançará 2 trilhões de yuans em 2021. Os dados são do relatório publicado pelo Jingdong Group e o Dada Group, em 10 de junho, sobre consumo instantâneo em Pequim. He Huijian, vice-presidente do Dada Group, ressaltou na conferência que o mercado de varejo instantâneo da China alcançará mais de 100 bilhões de yuans em 2021, e previu que até 2024, todo o mercado de varejo instantâneo alcançará 1 trilhão de yuans.

O relatório aponta que o consumo instantâneo tem visto um crescimento explosivo. Categorias como computadores, celulares, esportes ao ar livre, vestuário, moda e brinquedos têm o crescimento mais rápido de vendas no mercado de nível inferior.

Liu Hui, diretor de dados do Instituto de pesquisa de Big Data da Jingdong, disse que o comércio eletrônico da China na Internet passou da era do “telecomércio” para a do “microcomércio”, com base em lojas offline dentro de três quilômetros da área de entrega, e o tempo de atendimento é reduzido para “entrega por hora”.

O consumo instantâneo refere-se ao comportamento de consumo que ocorre instantaneamente, representado pelo negócio de entregas em domicílio. O relatório aponta que as mulheres jovens são o grupo central do consumo instantâneo, sendo as mães trabalhadoras casadas pós 80s, o grupo mais forte em termos de poder aquisitivo na plataforma.

De acordo com o relatório, as plataformas de consumo instantâneo têm se tornado cada vez mais um canal importante para compras diárias e estocagem, com crescimento significativo em várias categorias de bens de consumo tipicamente adquiridos diariamente, tais como produtos lácteos, limpeza pessoal, lanches casuais e produtos maternos para bebês.

Apenas 23% dos usuários escolheram a “pressa” como motivo de compra, enquanto 74% dos usuários compraram para “compras diárias” e 42% para “estocagem”.

Segundo os dados, no primeiro trimestre de 2021, o serviço ao consumidor instantâneo cobriu mais de 1.500 condados e cidades em todo o país, mais que duplicando no ano passado. Em 2020, as três regiões com o maior volume de pedidos são o Sul, o Norte e o Sudoeste da China, respondendo por quase 70% do total.

O relatório mostra que a entrega de celulares em 1 hora se tornou uma tendência, com usuários em mais de 500 municípios e cidades de todo o país recebendo produtos de celulares em 1 hora, com as vendas mais alta do iPhone 12, aumentando em mais de 200% em relação ao ano anterior.

 

Fonte: 21st Century Business Herald